O epidemiologista Baltazar Nunes frisa que Portugal encontra-se numa "situação de controlo epidémico". No entanto, juntamente com a DGS, o INSA desenhou cenários de possível agravamento da pandemia a partir de dezembro, frisando que "isto são cenários, não são projeções".
A descida da incidência por idade é ainda acompanha por um decréscimo da positividade. "Mostra que mantendo a mesma intensidade de testagem, temos menos vírus em circulação", tendo Portugal atualmente uma taxa de positividade de 2,5%, abaixo do limiar de 4% definido pelo ECDC.
Portugal regista atualmente cerca de 45 surtos de covid-19 em lares no país, com efeitos menores nas pessoas, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
A União Europeia (UE) já desembolsou 34 mil milhões de euros em ajudas a mais de 130 países parceiros e de baixo rendimento para combate à pandemia de covid-19, esperando ainda alocar pelo menos mais 12 mil milhões.
Todas as regiões de Portugal continental passaram à cor laranja, uma melhoria do 'risco elevado' para o 'risco moderado'. Os Açores, que estavam na lista verde, são agora de 'risco moderado'.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje que é “fundamental” avançar no sentido de levantar as medidas restritivas que ainda estão a vigorar por causa da pandemia.
O ministro sublinhou que "estamos muito longe" dos números de 200 mil a 300 mil trabalhadores da saúde que poderiam ser afastados, segundo algumas fontes, da assistência médica ou de lares e infraestruturas de apoio a idosos por serem contrários à vacinação.
A Madeira vai ponderar aligeirar as medidas restritivas de combate à covid-19 apenas depois da Festa da Flor, que decorre entre 1 e 24 de outubro, em conjugação com a Festa do Vinho, afirmou hoje o presidente do Governo Regional.
O prazo para requerer o voto antecipado nas autárquicas para eleitores que estejam em confinamento obrigatório devido à covid-19 ou que residam em estruturas residenciais das quais não devam ausentar-se devido à pandemia começou hoje e decorre até domingo.
Um estudo divulgado esta quinta-feira verificou que há uma diminuição substancial de anticorpos em pessoas com mais de 70 anos quatro meses após a toma da segunda dose da vacina contra a Covid-19.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.656.833 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
Cerca de 3.000 suspensões foram aplicadas a trabalhadores de saúde não vacinados contra a COVID-19 em França, após a entrada em vigor na quarta-feira da obrigatoriedade da imunização para estes profissionais, anunciou hoje o ministro da Saúde, Olivier Véran.