Os deputados alemães aprovaram hoje uma lei que obriga os profissionais de saúde a vacinarem-se contra a covid-19, um primeiro passo antes do alargamento da vacinação obrigatória à restante população do país, expectável para o início de 2022.
A multa pode aplicar-se aos cidadãos com mais de 14 anos, ficando apenas excluídas as grávidas e as pessoas, que, por motivos médicos e atestados, não possam receber a vacina.
Especialistas em pediatria e saúde infantil defendiam que "deve ser dada prioridade" à vacinação dos grupos de risco e pediam "mais evidência" antes de se decidir vacinar crianças.
Na próxima semana, está agendado o primeiro lote de 300 mil vacinas pediátricas e outras mais de 400 mil chegam em janeiro. Em fevereiro e março, Portugal recebe mais 400 mil doses em cada mês.
Uma vacina experimental contra a sida baseada na mesma tecnologia de duas vacinas contra a covid-19, o mRNA, obteve bons resultados em ratos e macacos, segundo dados de cientistas publicados na revista científica "Nature Medicine".
A incidência de covid-19 em Espanha aumentou para 305,6 casos por 100.000 habitantes, o que coloca o país em "risco alto" de contágios, tendo a pressão hospitalar nas unidades de cuidados intensivos alcançado os 11,30%.
A dose de reforço da vacina contra a covid-19 já foi administrada a quase 1,8 milhões de pessoas, 69.522 delas nas últimas 24 horas, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou na última noite a posição técnica sobre vacinação contra a covid-19 em crianças dos cinco aos 11 anos, referindo que “resulta de estudos internacionais" e da "avaliação de risco-benefício”.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou "a posição técnica de 5 de dezembro" relativamente à vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos contra a covid-19, "com vista à necessária tranquilidade social neste processo".
A variante Ómicron do coronavírus que causa a covid-19, identificada em mais de 50 países, parece provocar sintomas menos severos, ter uma taxa de reinfeção mais elevada e escapar em parte à proteção conferida por vacinas.
"Como vamos determinar o encerramento dos estabelecimento de diversão noturna estamos a estudar a possibilidade de estender o valor do Apoiar a estes estabelecimentos", disse Siza Viera ao ECO.
A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, reabre à meia-noite de hoje, após um encerramento durante nove dias devido a um caso da variante Ómicron.