A incidência nacional de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 aumentou para 4.731,3 casos por 100 mil habitantes em Portugal, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) desceu para 1,10, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Ordem dos Médicos são-tomense solidarizou-se hoje com as exigências dos sindicatos de saúde "para obtenção de melhores condições de trabalho" e lamentou as reações do ministro da Saúde que escondem uma "incapacidade" de apresentar uma "solução ao problema".
"Desde o final da segunda onda, tive pesadelos, ataques de pânico, insónias, alterações de humor. A minha vida pessoal estava a entrar em colapso. Pensei em suicídio", conta à AFP Joan Pons Laplana, ex-enfermeiro do sistema de saúde público britânico NHS (na sigla em inglês).
Entre 25 de dezembro e 14 de janeiro, a adoção do teletrabalho foi obrigatória. Os inspetores da ACT detetaram seis infrações a essa regra, na ação nacional desenvolvida na primeira semana do ano.
O Governo brasileiro revogou hoje as restrições impostas a voos de países africanos no fim do ano passado, após o surgimento da Ómicron, nova variante do SARS-CoV-2, segundo uma portaria publicada em Diário Oficial da União.
Ómicron representa menos 50% a 60% do risco de hospitalização e morte face às variantes anteriores, com a imunidade prévia à infeção, vacinação e tratamento a contribuir para resultados menos graves.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, defendeu hoje que, com tantos indecisos apontados pelas sondagens, é fundamental que esta campanha eleitoral seja sobre soluções para o país, apelando ao voto de quem quer defender o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A média de assistências nos estádios em Portugal em 20/21 teve uma queda acentuada, baixando dos 11,287 para os 5.070 espetadores, numa descida de cerca de 55 %.
Os Açores registaram hoje um novo máximo diário de casos de covid-19, com 1.123 infeções diagnosticadas nas últimas 24 horas, 5.624 casos ativos e 44 doentes internados, mais seis do que na quinta-feira, informou a Autoridade de Saúde.
No mesmo dia em que assistiu à final do torneio de ténis de Wimbledon, o banqueiro português terá violado as regras da pandemia para assistir à final do campeonato europeu de futebol, em Wembley.
Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM atenderam em média mais de 3.750 chamadas por dia no ano passado e, no total, mais de 90.000 não eram emergências e foram transferidas para o SNS24.
Os profissionais do INEM da área da saúde mental defendem um reforço robusto das respostas na comunidade, alertando que os pedidos de ajuda aumentaram sempre após os picos da pandemia e que nesta área não há resultados rápidos.
Reguladores internacionais, incluindo a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), manifestaram-se hoje contra a administração de doses repetidas de reforço de vacinas contra a covid-19 em intervalos curtos, pedindo uma “abordagem sustentável a longo prazo” para enfrentar a pandemia.
O IPO do Porto anunciou hoje a realização de um estudo clínico para avaliar a resposta imunológica à dose de reforço da vacina contra a covid-19 em doentes oncológicos que se encontram sob tratamento de quimioterapia ou imunoterapia.