"É óbvio que a loucura do Kremlin continua a ser desencadeada e o ocupante tentará intensificar os seus ataques e ações ofensivas", disse o chefe de Estado ucraniano, citando informações recebidas pelos chefes dos seus serviços militares e de inteligência estrangeiros sobre os planos russo para esta primavera e verão.

A Rússia aproveita a sua superioridade em número de soldados e quantidade de munições e sistemas de artilharia para continuar a avançar na frente oriental.

Tanto Zelensky como o chefe do Exército, Oleksandr Sirski, reconheceram que a situação piorou para a Ucrânia nesses teatros de operações nos últimos dias.

Volodymyr Zelensky disse também que vai reunir-se com os seus parceiros nas próximas semanas para receber mais defesa aérea e outros tipos de armas dos países que estão a ajudar a Ucrânia.

O Presidente ucraniano sublinhou mais uma vez a necessidade dos aliados ocidentais da Ucrânia ajudarem a proteger o seu território dos ataques russos, como fizeram na madrugada de domingo com Israel.

O Estado Hebreu foi atacado pelo Irão com mais de 300 mísseis e 'drones que foram intercetados na sua totalidade pelas defesas aéreas israelitas com a ajuda dos Exércitos, entre outros, dos Estados Unidos, França e Reino Unido, que derrubaram uma parte dos projéteis a partir das suas bases localizadas perto de Israel.

DD // SB

Lusa/Fim