A VW vai apresenta a 7 de setembro em Düsseldorf, na Alemanha, a mais recente evolução da Grand California, que vai chegar ao mercado no próximo ano.

Baseada no bem-sucedido Crafter, a nova proposta da VW Veículos Comerciais, apresenta diversas melhorias visuais e construtivas que elevam o conforto e a habitabilidade da Grand California. Todas as novas funcionalidades da autocaravana, disponível em duas distâncias entre eixos, serão integradas na produção em série já no outono deste ano.

O interior da Grand California passa agora a destacar-se pelo novo décor “Atami Bamboo”, aplicado tanto no tampo da mesa como na superfície de trabalho da kitchenette.

Além disso, existe agora um novo revestimento do piso (cozinha, zona de refeições e zona de carga), em PVC mais resistente ao uso. A torneira da cozinha, agora em preto, também foi redesenhada. Em conjunto com o novo acabamento em madeira, criam um contraste elegante com o interior branco, conferindo-lhe um caráter de iate mediterrânico.

Outra novidade a bordo da California 600 (6,0 metros de comprimento, cama transversal) e da California 680 (6,8 metros de comprimento, cama longitudinal) são as redes de bagagem nos armários superiores, que facilitam a arrumação de roupa e utensílios de todo o tipo. Entre os novos equipamentos de série encontra-se um conjunto de capas térmicas e de escurecimento feitas à medida para os vidros da cabina.

Como já acontece na VW Crafter, a Grand California equipa o Digital Cockpit Pro com ecrãs multimédia de 10,4’’ ou 12,9’’, bem como um painel de instrumentos digital configurável através do volante multifunções.

De série são os sistemas de assistência ao condutor como o “Front Assist” (assistente de travagem de emergência com deteção de ciclistas e peões), o “Lane Assist” (aviso de saída da faixa de rodagem), um assistente de estacionamento (frente e traseira) e o reconhecimento de sinais de trânsito.

Como opcional passou a estar disponível o “Travel Assist”, que permite uma condução assistida longitudinal e lateralmente. A que se junta o travão de estacionamento eletrónico, acionado através de um interruptor no painel de instrumentos.