A Casa de Saúde Câmara Pestana acolhe, na quinta e sexta-feira, as VI Jornadas Hospitaleiras de Saúde Mental, sob o tema 'Do Asilo à Inovação...100 Anos de Hospitalidade'. O evento celebra o centenário da presença das Irmãs Hospitaleiras na Madeira, que assumiram a direcção do então 'Manicómio Câmara Pestana' a 9 de Maio de 1925, após convite da Junta Geral do Distrito.

VI Jornadas Hospitaleiras de Saúde Mental celebram centenário das Irmãs Hospitaleiras na Madeira
VI Jornadas Hospitaleiras de Saúde Mental celebram centenário das Irmãs Hospitaleiras na Madeira dnoticias.pt

As jornadas serão precedidas por dois workshops, um deles já hoje, abordando os temas 'Genética na Psiquiatria' e 'Teatro Terapêutico, no palco da doença mental'. No dia 8, à tarde, decorrerá um terceiro workshop sobre 'Luto, onde guardar as emoções da perda'.

Inspirado em grandes clássicos da literatura como 'As Palavras e as Coisas' de Michel Foucault e 'Admirável Mundo Novo' de Aldous Huxley, o programa das jornadas abordará questões cruciais de saúde mental relacionadas com o quotidiano humano: identidade de género, adições, coerção em saúde mental, neurociências na psiquiatria forense, depressão pós-parto e o impacto das novas tecnologias, incluindo a digitalização da saúde e a inteligência artificial.

VI Jornadas Hospitaleiras de Saúde Mental celebram centenário das Irmãs Hospitaleiras na Madeira
VI Jornadas Hospitaleiras de Saúde Mental celebram centenário das Irmãs Hospitaleiras na Madeira dnoticias.pt

Cerca de 18 especialistas regionais, nacionais e internacionais irão partilhar conhecimentos durante o evento. No final dos trabalhos do dia 8, o público poderá assistir a uma actuação das Ninfas do Atlântico, numa parceria com o Conservatório - Escola das Artes da Madeira, Engº Luiz Peter Clode.

As jornadas contarão ainda com o Concurso de Posters Científicos Dr. Nóbrega Fernandes, dedicado à temática da saúde mental.

Para encerrar as celebrações do centenário, realizar-se-á no dia 9 de Maio, pelas 17h30, uma Eucaristia de acção de graças na Sé do Funchal, presidida pelo Bispo D. Nuno Brás. A cerimónia, cantada pelo grupo coral da Casa de Saúde, estará aberta a todos os madeirenses.