AMatson, uma das maiores empresas de transporte de carga com sede nos EUA, anunciou a paralisação imediata e por tempo indeterminado de todo o transporte marítimo de veículos elétricos e híbridos plug-in.

A transportadora diz estar preocupada com os crescentes riscos de incêndio relacionados com as baterias de iões de lítio. Estadecisão agora anunciada afeta as rotas entre o continente americano, Havai, e o Alasca, criando mais uma dor de cabeça logística para as empresas do setor automóvel.

Sem precedentes, esta medida ocorre após uma série de incêndios de grande repercussão em transportes marítimos, incluindo o naufrágio do Morning Midas em junho de 2025, que transportava mais de 3 mil veículos, incluindo elétricos, e que afundou no Oceano Pacífico após um incêndio que durou semanas.

Embora os veículos elétricos não sejam estatisticamente mais propensos a incêndios do que os veículos movidos a gasolina, os incêndios que eles produzem são significativamente mais intensos e difíceis de extinguir.