Tendo chegado aos 8,8 na escala de Ritcher, o terramoto de Kamchatka (zona da Rússia na costa do Pacífico) provocou um tsunami que percorreu milhares de quilómetros, mas não provocou mortes. Há 20 anos, no Índico, o terramoto de Sumatra, pouco mais forte em magnitude, provocou quase 300 mil mortes. Perceba as diferenças, ouvindo o geólogo João Duarte, professor na Universidade de Lisboa, no Expresso da Manhã

O sismo de 8,8 na escala de Richter, um dos mais violentos desde que há registos, teve epicentro ao largo da península russa de Kamchatka e a Rússia foi, naturalmente, o país mais afectado. Mas os alertas de tsunami foram-se sucedendo por quase todo os países com costa para o oceano pacifico. Foi mais difícil no Japão, estando também a relativa pouca distância do epicentro.
Neste podcast diário, Paulo Baldaia conversa com os jornalistas da redação do Expresso, correspondentes internacionais e comentadores. De segunda a sexta-feira, a análise das notícias que sobrevivem à espuma dos dias. Oiça aqui outros episódios: