Não obstante estarmos quase em pleno das férias nas escolas (esta é a última semana para o 1.º Ciclo), há neste momento um forte congestionamento de trânsito na Via Rápida, que já leva cerca de 4 km de extensão num ponto e quase 2 km noutro.

Não é de descartar que muitos terão trazido o carro em detrimento do autocarro, uma vez que inclusive nas paragens dos autocarros, por exemplo n Funchal, não se vislumbram grandes demoras.

Na zona do Hospital, há neste momento forte congestionamento, como se pode ver por uma foto de quem está a enfrentar o tráfego matinal, habitual quando a escola (nomeadamente a HBG, actualmente de férias) está a funcionar em pleno.

O impacto da greve dos transportes públicos, efectivamente, será mais sentido no trânsito mais lento devido ao maior volume de viaturas nesta manhã e, possivelmente, ao final da tarde.

No sentido Machico - Ribeira Brava, a partir da zona da Cancela, conte com alguma demora entre os km 24 e 20. Também na zona do nó de Pestana Júnior conte com demora em cerca de 1,8 km entre os km 18 e 16,2.

No sentido oposto alguma cautela é necessário a todos os condutores, uma vez que em determinados pontos o sol caba por dificultar a visibilidade, colocando a condução em maior risco.