A Toyota acaba de revelar o renovado Aygo X que passa a contar com uma inédita versão “full hybrid”, estendendo desta forma a eletrificação ao menor e mais acessível veículo da gama da marca nipónica, sem comprometer seu visual característico de citadino.

O Aygo X passa assim a contar com o mesmo sistema híbrido do Yaris e do Yaris Cross, tendo por base a mesma plataforma, GA-B da Toyota Global New Architecture (TNGA), e um sistema híbrido com um motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina, com 116 cv de potência, que permite à Toyota anunciar uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos para o pequeno citadino.

Além de um novo motor, o Aygo X diz adeus à caixa manual e parra a dispor de uma transmissão CVT de série, que transmite a potência às rodas dianteiras.

O Aygo X oferece ainda uma condução ágil em cidade beneficiando para isso da plataforma TNGA e ao posicionamento baixo da bateria híbrida, o que proporciona um centro de gravidade baixo e uma carroçaria altamente rígida. O raio de viragem de 4,7 metros contribui para manobras com confiança em espaços mais apertados.

Para além das novidades ao nível do motor, o novo Aygo X “full hybrid”, conta com um design exterior aprimorado, nomeadamente ao nível da secção frontal, onde se destaca novo capot, novos faróis e uma nova grelha que criam uma postura mais firme e a impressão de um centro de gravidade mais baixo.

Esta postura é reforçada por jantes de liga leve de 17 ou 18’’, dependendo da versão, e cavas das rodas em preto e mais largas.

Apesar das suas dimensões externas compactas, o novo Aygo X maximiza o espaço interno com uma posição de direção condução para visibilidade superior. Quatro passageiros podem sentar-se confortavelmente, e há espaço na bagageira para transportar 231 litros de bagagem.

No interior, as alterações são mais subtis, com destaque para um novo painel de controlo do sistema de climatização. O velocímetro e o conta-giros analógicos do carro anterior foram substituídos por uma pequena tela digital de instrumentos, e agora há um par de portas USB-C abaixo do painel de controle do ar-condicionado, bem como um novo painel de instrumentos digital, que substitui o conta-rotações e o velocímetro analógicos da geração anterior.

Além disso, o travão de mão elétrico é de série em todas as versões, e existem ainda como duas portas de carregamento USB-C. Um novo carregador sem fio para smartphone, uma chave digital, retrovisores elétricos rebatíveis e a tecnologia nanoeX™ para melhorar a qualidade do ar também estão disponíveis nas versões superiores.

A Toyota anunciou ainda que a gama Aygo X vai passar a contar com uma inédita versão GR Sport, que se apresenta com um design mais desportivo, bem como uma afinação especifica do chassi, da direção e das suspensões, para uma condução mais divertida e emocionante.