A plataforma de streaming sueca Spotify vai aumentar o preço das suas subscrições premium a partir de setembro, incluindo em Portugal. A decisão insere-se numa estratégia global para reforçar margens operacionais, num momento em que a empresa tenta recuperar de prejuízos recentes.

Novos preços do Spotify Premium

Os valores das subscrições variam de país para país, refletindo fatores económicos e de mercado locais.

Em Portugal:

  • O plano Premium Individual sobe de 7,99€ para 8,99€ por mês, um aumento de um euro.
  • O Premium Família (até seis contas) sobe de 13,99€ para 16,99€ por mês, um aumento de três euros.
  • O Spotify lançou um novo plano intermédio: O Premium Família 4 (até quatro contas) e um custo mensal de 15,49€.

Em muitos outros mercados, assim como na Ásia-Pacífico, Médio Oriente, África e América Latina, a subida será de 10,99€ para 11,99€ mensais.

O Spotify confirmou que os utilizadores afetados serão informados por e-mail ao longo do próximo mês. Países como França, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos, que já tinham sido alvo de aumentos recentes, parecem ter ficado fora deste aumento.

Razão para aumento não é inesperada

Em abril, o Financial Times já antecipava que a Spotify planeava rever os preços das subscrições na Europa e América Latina ao longo do verão. Assim que a notícia saiu as ações da empresa sueca valorizaram quase 8%. Desde o início deste ano, os títulos da empresa já subiram cerca de 40%.

Os aumentos de preço anteriores, combinados com medidas de redução de custos ao longo de 2023 e 2024 permitiram ao Spotify alcançar lucro anual pela primeira vez em 2024.

Ainda assim, no segundo trimestre deste ano, a empresa registou prejuízo devido a impostos mais elevados sobre os salários dos colaboradores, o que também influenciou negativamente as previsões para o terceiro trimestre.

No entanto, a plataforma viu crescer tanto o número de utilizadores ativos mensais como de subscritores premium. Para impulsionar esse crescimento, a empresa tem investido no alargamento da oferta de conteúdos em vídeo, através do Spotify Partner Program, um programa destinado a criadores de podcasts com opções de monetização.

O presidente executivo do Spotify, Daniel Ek, disse à Reuters que há um número crescente de criadores a aderir ao programa, o que resultou num aumento significativo de conteúdos em vídeo na plataforma.

“Preferimos manter utilizadores a longo prazo do que procurar ganhos imediatos”, respondeu este responsável quando questionado sobre a subida dos preços com maior frequência.

A empresa de streaming beneficiou ainda de uma decisão judicial que proibiu a empresa tecnológica Apple de cobrar comissões sobre pagamentos feitos fora da aplicação App Store (loja de aplicações da Apple), o que permitiu ao Spotify atualizar a sua aplicação nos Estados Unidos para mostrar preços de subscrição e disponibilizar links para pagamento externos.

Para Daniel Ek, esta mudança levou a um “aumento muito positivo” nas subscrições nos Estados Unidos. De acordo com a Reuters, caso regras semelhantes venham a ser adotadas na União Europeia e no Reino Unido, o Spotify, tal como outros programadores, poderá vir a beneficiar.

Texto escrito por Nadja Pereira e editado por Mafalda Ganhão

Atualizado às 11h58 com retificações.