O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) integrou as Jornadas de Doenças Ósseas Raras, um evento científico de referência nacional, organizado pela Equipa Multidisciplinar de Doenças Ósseas Raras da Unidade Local de Saúde de Coimbra, em parceria com o GruPEDGE e a Associação de Saúde Infantil de Coimbra, no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

As jornadas reuniram especialistas de diversas áreas, desde pediatria, ortopedia, endocrinologia, reumatologia, genética médica e medicina física e reabilitação, reforçando a importância de uma abordagem multidisciplinar no tratamento das displasias ósseas. Entre os momentos mais relevantes, destacou-se a presença da Professora Valérie Cormier-Daire, do Hospital Necker-Enfants Malades de Paris, que apresentou a organização da rede francesa de referência e uma análise aprofundada das displasias acromélicas.

A equipa de Reabilitação Cardiorespiratória do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, composta pelos fisiatras Énio Pestana, Tiago Teófilo, Pedro Diogo Silva e pela fisioterapeuta Cláudia Aguiar, em colaboração com Inês Alves, da ANDO Portugal, marcou presença com a comunicação oral "Rehabilitation in Pycnodysostosis: A Multidisciplinary Approach to Improving Clinical and Mental Outcomes", apresentada por Inês Alves.

O trabalho, centrado num programa de reabilitação personalizado aplicado a uma mulher de 42 anos com picnodisostose, demonstrou resultados clínicos notáveis, tais como um aumento de 168,5% na distância de marcha e uma redução de 50% no risco de queda. A comunicação oral do trabalho mereceu reconhecimento com uma menção honrosa pela abordagem em reabilitação física.

Ainda durante o evento, Inês Alves foi distinguida com o Prémio Anual de Investigação Clínica na Área das Displasias Esqueléticas, pelo artigo científico "Unveiling the chaos in postural control in adults with achondroplasia", integrado no projecto de estudo sobre atividade física promovido pela ANDO.