A Semana Regional do Engenheiro Técnico arranca nesta segunda-feira e prolonga-se até ao próximo sábado. O evento, promovido pela Secção Regional da Madeira da Ordem dos Engenheiros Técnicos, será marcado por diversas iniciativas e momentos de convívio. Serão oportunidades de reunião dos engenheiros técnicos de diferentes áreas e especialidades, promovendo o conhecimento, a partilha de experiências e o reforço da identidade da profissão.

Entre os momentos de maior destaque no programa, a Secção Regional da Madeira da Ordem dos Engenheiros Técnicos aponta a visita em modo ‘casa aberta’ à sede regional, sita à Rua da Carreira, n.º 99. Este espaço acolherá todos os visitantes entre as 14h30 e as 17h00 desta segunda-feira.

Amanhã, dia em que se celebra o Dia Nacional do Engenheiro Técnico, será feita uma visita técnica à obra do túnel das Quebradas/Amparo.

Semana Regional do Engenheiro Técnico arranca hoje
Semana Regional do Engenheiro Técnico arranca hoje dnoticias.pt

Na quinta-feira terá lugar o Encontro Regional do Colégio de Engenharia Civil, que será dedicado ao tema ‘Habitação, Infraestruturas e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Estratégias para a Engenharia Civil na Madeira’. Este evento contará com a presença do bastonário da Ordem dos Engenheiros Técnicos.

A semana culmina com um jantar de comemoração do Dia Nacional do Engenheiro Técnico, no qual serão entregues distinções.

No entender da Ordem, a celebração da Semana Regional do Engenheiro Técnico constitui uma oportunidade para enaltecer o papel dos engenheiros técnicos na sociedade madeirense, reconhecer o impacto do seu trabalho no crescimento económico e na melhoria da qualidade de vida das populações, e projectar o futuro da profissão numa perspectiva de inovação, competência e responsabilidade social.

OUTROS INICIATIVAS A DECORRER NESTA SEGUNDA-FEIRA:

11h00- Apresentação do livro ‘Boaventura, memórias de infância’, de Agostinho Andrade, na Biblioteca Municipal de São Vicente.

15h00- Cerimónia de entrega de prémios da 1.ª edição do Prémio Municipal Manuela Aranha - Concurso Artístico Literário para a Igualdade de Género e a Não Discriminação, a ter lugar no salão nobre da Câmara Municipal do Funchal.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS OCORRIDOS NO DIA 1 DE SETEMBRO:

1784 - Inicia-se a primeira extração da Lotaria Nacional, que se prolonga durante 34 dias.

1809 - Saem em Lisboa os primeiros números dos jornais Novo Diário de Lisboa, Journal de Lisboa, ou Folha Diária, Mappa Político e o Mensageiro.

1823 - Simón Bolívar chega a Lima e assume a autoridade político-militar.

1889 - Morre, com 86 anos, Costa Cabral, marquês de Tomar, antigo ministro de D. Maria II.

1904 - Fundação do Estado do Líbano.

1914 - São Petersburgo, na Rússia, passa a denominar-se Petrogrado.

1923 - Sismo no Japão afeta as cidades de Tóquio e Yokohama, causando a morte a mais de 150 mil pessoas.

1939 - Começa a II Guerra Mundial. As forças nazis de Adolf Hitler invadem a Polónia.

1942 - II Guerra Mundial. A Justiça federal da Califórnia decreta a detenção, em campos, de imigrantes japoneses e dos descendentes, nascidos nos Estados Unidos.

1969 - Muammar Khadafi dirige golpe militar na Líbia, depõe a monarquia de Idris e ascende ao poder.

1972 - O líder rebelde uruguaio e fundador do movimento esquerdista Frente de Libertação Nacional Tupamaro (1963), Raúl Sendic, é capturado.

1973 - Guerra Colonial. Pela primeira vez, o presidente do Governo, Marcelo Caetano, admite que foram "cometidos excessos" na localidade de Chawola, Moçambique.

1975 - São nacionalizados os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S. A. R. L., pelo Decreto-Lei n.º 478/75, emitido pelo Ministério da Industria e Tecnologia e publicado no Diário do Governo nº. 201/1975.

A Setenave - Estaleiros Navais de Setúbal, S.A.R.L., é nacionalizada através do Decreto-Lei n.º 478/75, emitido pelo Ministério da Industria e Tecnologia e publicado no Diário do Governo nº. 201/1975.

- O Metro de Lisboa inicia a exploração com composições de quatro carruagens cada.

1981 - Morre, aos 76 anos, o alemão Albert Speer, foi o arquiteto chefe de Adolf Hitler (1933-1945) e ministro do Armamento e Produção de Guerra do regime nazi de 1942 a 1945.

1983 - Guerra fria. Um Boeing 747 das linhas aéreas sul-coreanas é abatido por um avião de combate da União Soviética (URSS) ao entrar no espaço aéreo soviético. Morrem 269 pessoas.

1985 - São descobertos os primeiros destroços do navio de passageiros de luxo britânico Titanic. A popa do navio é a primeira metade a ser encontrada.

1988 - Morre, aos 77 anos, Luís Walter Alvarez, físico norte-americano, Prémio Nobel da Física em 1968, membro do grupo de investigação que construiu a primeira bomba atómica.

1999 - Milícias pró-integracionistas atacam Timor-Leste, dois dias após o referendo para a independência. Realizado a 30 de agosto, o referendo teve como resultado uma maioria clara (78,5%) a favor da independência.

2003 - Morre, com 101 anos, advogado e político espanhol Ramón Serrano Súñer, ministro durante o regime de Francisco Franco (1892-1975).

2004 - Um comando checheno toma de assalto uma escola na cidade de Beslan, na Ossétia do Norte, república federada do Cáucaso Norte, vizinha da Chechénia, fazendo reféns cerca de um milhar de pessoas, entre elas perto de 300 crianças. O sequestro é reivindicado por Chamil Bassaiev, chefe separatista radical.

2006 - O jornal semanário O Independente publica a última edição, 18 anos após o lançamento.

2008 - A Ossétia do Sul, uma região separatista da Geórgia, torna-se independente, com o apoio de tropas russas.

2009 - Morre, com 85 anos, Maria Clara, uma das primeiras estrelas da rádio portuguesa, locutora, atriz e intérprete de êxitos como "Figueira da Foz", "Marcha do Centenário" ou "Zé aperta o laço", mãe do psicanalista Júlio Machado Vaz.

2013 - Morre, com 80 anos, o húngaro Pál Csernai, antigo treinador de futebol do Benfica.

2016 - Morre, com 66 anos, Moisés Kafala, popular cantor angolano, desempenhava o cargo de diretor da cultura na província do Bengo, em Angola.

2018 - O Tribunal Superior Eleitoral do Brasil rejeita, por seis votos a um, o pedido de candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva às presidenciais de outubro.

2020 - Morre, com 69 anos, Edouard Karemera, ex-ministro do Interior do Ruanda, condenado pelo genocídio de 1994 perpetrado contra a minoria tutsi.

- Morre, aos 64 anos, Maria Eduarda Azevedo, jurista, professora, secretária de Estado da Justiça no XII Governo Constitucional (1991-1995) liderado por Aníbal Cavaco Silva e deputada à Assembleia da República (1995-2005).

2021 - Morre, com 72 anos, Adalberto Álvarez, músico cubano, conhecido como "El Caballero del Son", considerado um dos símbolos da música popular da ilha caribenha.

2022 - O nadador Diogo Ribeiro conquista a medalha de ouro nos 100 metros mariposa dos Mundiais de juniores de natação, que decorrem em Lima, no Peru.

2024 - A ginasta Filipa Martins, a primeira portuguesa a disputar a final do concurso completo ('all around') em Jogos Olímpicos, anuncia o final da carreira.

- A atleta Cristina Gonçalves conquista a medalha de ouro no torneio individual de boccia BC2 dos Jogos Paralímpicos Paris2024.

PENSAMENTO DO DIA:

A inveja é um vício sórdido e mesquinho Kingsley Amis (1902-95), escritor inglês