Os constrangimentos continuam nos hospitais e, esta terça-feira, estão encerradas seis urgências de Ginecologia e Obstetrícia.
A região da Grande Lisboa é a mais afetada.
De acordo com o portal do SNS, em causa estão as urgências de Ginecologia e Obstetrícia nos hospitais de Almada, Barreiro, Setúbal, Portimão e Santo André, em Leiria, e a urgência de Obstetrícia do Santa Maria, em Lisboa.
Esta terça-feira vai também continuar fechada a urgência pediátrica do hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro.
Os dias mais críticos serão quinta-feira e sábado, com sete urgências encerradas.
O apelo do SNS
A Direção Executiva do SNS apela à população para "ligar sempre para a Linha SOS Grávida [808 24 24 24] antes de se deslocar a um serviço de urgência de Ginecologia".
Segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde avançados na sexta-feira à Lusa, a Linha SNS Grávidas, que faz parte do SNS 24, atendeu 16.141 chamadas, entre os dias 1 de junho e 26 de julho, sendo que 8.268 chamadas se referem às triagens realizadas no mês de junho.
Em dois meses, cerca de 2.490 utentes foram referenciadas para os cuidados de saúde primários e 11.209 para os serviços de urgências hospitalares, refere a SPMS, indicando ainda que 246 foram referenciadas para o INEM.
Os dados revelam também que mais de 13,5% das grávidas foram aconselhadas a ficar em autocuidados.
Com Lusa