O director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Sancho Gomes, entrega os diplomas aos formandos do Curso de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura Madeirenses, na próxima segunda-feira, dia 28 de Julho de 2025, pelas 10 horas, na Reitoria da Universidade da Madeira.

Trata-se da 12.ª edição do Curso de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura Madeirenses promovido pelo Governo Regional, através da Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, em parceria com a Universidade da Madeira, que teve como objectivo aproximar os lusodescendentes da língua portuguesa e da herança cultural da Região Autónoma da Madeira (RAM).

Este curso intensivo de Verão decorreu ao longo do mês de Julho e foi direccionado a lusodescendentes residentes no estrangeiro ou na Região, a emigrantes de primeira geração e ainda a imigrantes que vivem na Madeira, que pretendam aprofundar os seus conhecimentos na língua portuguesa e integrar-se melhor na sociedade madeirense.

Nesta edição participaram 23 formandos oriundos de países tão diversos como Marrocos, Egipto, Canadá, Ucrânia, Estados Unidos da América, Rússia e Venezuela.

A par das 50 horas de aulas teórico-práticas, os formandos também tiveram 50 horas de trabalho de campo, numa experiência imersiva que incluiu visitas a instituições, museus, bibliotecas e associações de cariz cultural e empresas locais. O objectivo foi dar a conhecer a realidade social, económica e cultural da Região, promovendo a integração e o e o sentimento de pertença.

Além dos lusodescendentes, o curso anual foi também uma porta aberta para os cidadãos estrangeiros residentes na Madeira que desejam aprender português e compreender melhor a sociedade onde vivem.