
Roberta Metsola foi esta terça-feira reeleita presidente do Parlamento Europeu (PE), com uma maioria de 562 votos.
Roberta Metsola (do PPE), tornou-se presidente do Parlamento Europeu em janeiro de 2022, e agora durante a primeira sessão plenária do novo mandato da assembleia europeia, na cidade francesa de Estrasburgo, foi novamente eleita.
A eleição processou-se por escrutínio secreto, como estipulado no Regimento do Parlamento Europeu, com Metsola a arrecadar a maior percentagem de votos de sempre (90,2%).
De 720 eurodeputados, Metsola conseguiu, na primeira volta, 562 votos a favor (de um total de 623 votos válidos) e 76 brancos e nulos.
A concorrer contra Metsola estava a candidata espanhola Irene Montero, do partido Podemos, integrado na esquerda europeia.
Parlamento Europeu deve ser assembleia de “debate e de respeito”
Num discurso antes da votação dos eurodeputados para a liderança da instiuição Roberta Metsola, defendeu que a assembleia deve ser de "debate e de respeito".
"Este deve ser um Parlamento de debate e de respeito. Uma casa onde possamos discutir e defender o nosso ponto de vista em sessões animadas e ativas que captem a atenção e a imaginação das pessoas", afirmou no arranque da sessão constitutiva da nova assembleia europeia, na qual a centro-direita tem a maioria, seguida pelos socialistas e da extrema-direita dos Patriotas pela Europa.
Além disso, a maltesa garantiu que a sua "paixão" pelo projeto europeu "não diminuiu".
"Como Presidente, os senhores deputados sabem que sou capaz de defender o nosso Parlamento e de construir pontes para além das divisões políticas", concluiu.
Foram também eleitos os 14 vice-presidentes
A eleição de Roberta Metsola decorreu numa sessão em que foram também eleitos os 14 vice-presidentes do Parlamento Europeu.
Portugal este ano não teve nenhum candidato, ao contrário do ano passado, que Pedro Marques Pereira foi eleito um dos 14 vices, em Estrasburgo.
Esta terça-feira tomaram também posse os novos eurodeputados -- incluindo 21 portugueses -- no seguimento das eleições europeias de junho passado.
Na sequência do sufrágio e das recentes alterações partidárias no Parlamento Europeu, o Partido Popular Europeu é o que dispõe de mais lugares (188), seguido pelos Socialistas (136) e pela nova família política de extrema-direita Patriotas pela Europa (84).
De acordo com a mais recente distribuição da assembleia europeia, os Conservadores e Reformistas ocupam 78 assentos, os Liberais um total de 77, sendo seguidos pelos Verdes (53) e pela Esquerda (46).
Perfil de Roberta Metsola
Nascida em Malta em 18 de janeiro de 1979, Roberta Metsola é eurodeputada desde 2013 e a presidente mais jovem do Parlamento Europeu.
Foi eleita primeira vice-presidente do PE em novembro de 2020, tendo ocupado interinamente a presidência após a morte de David Sassoli, em 11 de janeiro de 2022.
É a terceira mulher a presidir ao PE, depois de Simone Veil (1979-1982) e de Nicole Fontaine (1999-2002).
Notícia atualizada às 11:50