O rapaz acusado da morte de três crianças, incluindo uma lusodescendente, por esfaqueamento numa aula de dança no noroeste de Inglaterra, foi, nesta quinta-feira, identificado pelo tribunal como Axel Rudakubana, nascido na Grã-Bretanha e de ascendência ruandesa.

Axel nasceu em 2006, em Cardiff, no País de Gales, mudou-se para Southport (local do crime) em 2013 e tem um irmão mais velho.

Axel Rudakubana chegou ao tribunal de Liverpool debaixo de um enorme aparato policial. O juiz Andrew Menary afirmou que, apesar de não ser adulto, o rapaz pode ser identificado porque fará 18 anos na próxima semana.

"Continuar a impedir a comunicação completa tem a desvantagem de permitir que outros espalhem desinformação, no vazio", disse o magistrado, citado pela pela BBC .

Esboço de Axel Rudakubana no tribunal // Elizabeth Cook/PA | BBC
Esboço de Axel Rudakubana no tribunal // Elizabeth Cook/PA | BBC SIC Notícias

O adolescente compareceu no Tribunal de Liverpool sob a acusação de homicídio de três meninas, de 9, 7 e 6 anos, durante o ataque, na segunda-feira passada, na cidade costeira de Southport.

O arguido incorre ainda em 10 acusações de tentativa de homicídio relativamente às oito crianças e dois adultos que ficaram gravemente feridos no ataque, durante uma aula de dança das férias de verão. E, ainda, um crime de posse de arma.

Axel vai voltar ao mesmo tribunal dia 25 de outubro, segundo a BBC.

A polícia não revelou o motivo do crime, mas as acusações revelam que a alegada arma do crime foi uma faca de cozinha com uma lâmina curva.

Cerca de 24 crianças estavam a participar num workshop de férias de verão com o tema Taylor Swift, na segunda-feira, quando um atacante armado com uma faca entrou de rompante.

Alice Dasilva Aguiar, 9 anos, Elsie Dot Stancombe, 7 anos, e Bebe King, 6 anos, morreram devido aos ferimentos. Entre as três vítimas mortais está uma criança de nacionalidade portuguesa.

Dez outras pessoas ficaram feridas, incluindo cinco crianças e dois adultos que estão em estado crítico.

- Com Lusa