
A Polícia de Segurança Pública volta a alertar para as burlas, via telefone, em nome da Empresa de Electricidade da Madeira.
Segundo informou a PSP em comunicado, no último mês foram registadas cinco ocorrências deste tipo, nos concelhos do Porto Moniz, Calheta e Santa Cruz.
Tal como o DIÁRIO já noticiou, para realizar esta burla o suspeito efectua um contacto telefónico, normalmente com proprietários de restaurantes ou bares, em horários de grande afluência de clientes, intitulando-se como funcionário da EEM.
“Nesta ocasião solicita o pagamento de uma alegada dívida à empresa, o qual tem de ser regularizada naquele momento, fornecendo as entidades de referência 12543 e/ou 50410. Caso não façam o pagamento, o burlão ameaça com o corte imediato da energia ao estabelecimento. As vítimas, com receio de terem prejuízos financeiros com o seu negócio, motivados pelo corte da eletricidade, acabam por ceder e pagar a alegada dívida, por transferência bancária, consumando-se assim a burla”, alerta o Comando Regional da PSP.
A PSP deixa as seguintes recomendações:
-Desconfie de chamadas com tom urgente ou ameaçador;
- Falsos funcionários dizem que, se o pagamento não for feito de imediato, haverá corte de serviços, penhoras, ou ações judiciais;
- Nunca forneça dados pessoais, bancários ou códigos por telefone;
- Confirme sempre a identidade do interlocutor, número de colaborador e entidade;
- Termine a chamada e contacte diretamente a entidade oficial através dos contactos que constam nas faturas ou sites institucionais;
- Nunca efetue pagamentos com base apenas numa chamada telefónica;
- Solicite sempre documentação por escrito (email ou carta);
