A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou mais de 1.200 ações de sensibilização sobre bullying e ciberbullying no âmbito da operação "Bullying é para fracos”, levadas a cabo em mais de 670 escolas. Em comunicado, a PSP refere que foram sensibilizados mais de 33 mil alunos, o que representa um aumento de 9% face a 2023.

A operação "Bullying é para fracos”, que envolveu 602 polícias, decorreu em todo o país e destinou-se às escolas com ensino do 1º ao 3º ciclos, assim como ao ensino secundário, abrangendo crianças e jovens dos 6 aos 18 anos de idade.

Esta operação teve como objetivos: Aumentar o conhecimento sobre este fenómeno, capacitando a deteção precoce (...); Fazer crescer o sentimento de intolerância e de rejeição para com as práticas de bullying (...); Fomentar a confiança nas capacidades da PSP; Alavancar a atenção dos pais, educadores e outras testemunhas (...)”, pode ler-se em comunicado da PSP.

No dia 20 de outubro assinalou-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying. De acordo com o Instituto de Apoio à Criança, um em cada quatro alunos já sofreu bullying e apenas 10% apresentaram denúncia.