
O Teatro Municipal Baltazar Dias acolhe a terceira edição do 'Projecto IMPULSO' entre os dias 21 e 27 de Julho.
Os espectáculos terão entrada gratuita, com bilhetes disponíveis na bilheteira do Teatro Baltazar Dias a partir de 14 de Julho, oferecendo ao público a oportunidade de descobrir os novos talentos da cultura madeirense.
Música, teatro, cinema, dança e artes visuais são várias as expressões de arte que estarão em exibição neste projecto criado pela Câmara Municipal do Funchal em 2023, com a missão de apoiar jovens artistas no arranque das suas carreiras, sendo o único programa do género na Região. Este ano, com um formato inédito de festival , o 'IMPULSO' conta com a participação de mais de metade dos inscritos na edição de 2024.
Feitas as contas, são 11 jovens artistas madeirenses com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos que vão mostrar o seu talento e criatividade nas mais várias expressões artísticas.
Para além da adesão massiva que se verifica nesta edição, destaque ainda para o reforço financeiro significativo da Câmara Municipal do Funchal. Só em 2025, são 55 mil euros de apoio que vêm reforçar o compromisso do executivo camarário em apoiar estes jovens artistas madeirenses, tal como explicou a vereadora Helena Leal, em representação da presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, durante a apresentação desta edição.
"O IMPULSO não é apenas um programa de apoio - é um gesto de confiança no futuro. Mais que um investimento trata-se de acreditarmos no vosso talento. Na valorização e no potencial da arte, enquanto instrumento determinante na inclusão de todos numa sociedade que se quer evoluída, repleta de empoderamento individual. Por esse motivo, damos o nome de impulso a este programa. Para que sirva de um impulso, de um estímulo extra para perseguirem os vossos sonhos", salientou Helena Leal.
"Com este investimento de 55 mil euros, estamos a criar oportunidades reais para os nossos jovens artistas, oferecendo não apenas um apoio financeiro de 5.000 euros por participante, mas também acompanhamento técnico e logístico essencial para o seu desenvolvimento profissional".
Mandato marcado por forte investimento na área da cultura
Em jeito de balanço do percurso que ditou o mandato deste executivo (2021-2025), a vereadora destacou as principais medidas na área cultural, mais precisamente: a abertura do Centro Cultural e de Investigação do Funchal, Estúdio de Criação Artística e Galeria IMPULSO; a requalificação do Museu A Cidade do Açúcar e do Auditório do Jardim Municipal; a criação do Concurso Literário Infantojuvenil Maria Aurora; o aumento do Prémio Literário Edmundo Bettencourt; a implementação da Bienal de Arte e Design; e o crescimento recorde da Feira do Livro do Funchal.
"Esta terceira edição marca uma nova fase com o formato ampliado para festival. Queremos dar voz a uma nova geração de criadores e estaremos sempre de portas abertas para apoiar e incentivar o jovem talento regional", concluiu.