
O Curso Profissional de Técnico/a de Bombeiro/a arranca já no próximo ano lectivo de 2025/2026, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, graças a um protocolo de cooperação firmado ontem entre o Serviço Regional de Proteção Civil e o referido estabelecimento de ensino. Já se inscreveram 13 candidatos a frequentar a formação, mas a expectactiva é atingir as três dezenas.
Trata-se de um curso com dupla certificação (escolar e profissional), que se encontra enquadrado no Catálogo Nacional de Qualificações e que visa promover a formação técnica de jovens para o exercício da actividade de bombeiro, no contexto do percurso do nível de ensino secundário.
Um dos objectivos passa por captar futuros operacionais para os corpos de bombeiros, "ampliando os mecanismos de recrutamento, quer para o regime voluntário, bem como para o exercício da profissão de bombeiro".
A componente prática irá decorrer na Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal, onde haverá ainda a integração no dia-a-dia de uma unidade operacional. A formação terá uma duração de três anos lectivos e contará com a colaboração técnica e pedagógica do SRPC, da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal, bem como de outros parceiros do Sistema de Emergência e Proteção Civil da RAM
Na sessão oficial de apresentação deste curso, Richard Marques enalteceu o trabalho conjunto realizado com a Direção Regional de Educação no âmbito da educação para o risco, “considerando que as escolas são um espaço primordial não só para preparar os futuros adultos para mitigar riscos e actuar em situações de emergência, mas também para chegar às famílias, influenciando comportamentos”. "Esta formação tem uma bonificação profissional, já que é uma área com empregabilidade. Hoje abre-se um novo caminho, um início de um caminho de sucesso garantido que podemos no futuro proliferar", afirmou o presidente da Protecção Civil.
Já o presidente do Conselho Diretivo da Escola Gonçalves Zarco, Ricardo Barcelos, destacou que a criação deste curso surgiu na sequência de um levantamento de expectativas realizado junto dos alunos e respectivas famílias. “Procurámos uma resposta inovadora, alinhada com as reais necessidades da Região. Este curso vem dar sentido a essa ambição, e garante que estes jovens sejam cidadãos mais responsáveis e informados”, disse.
O Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, frisou ainda a importância destas sinergias entre entidades da Região, que vem aproximar ainda mais a comunidade escolar da realidade no território.