
A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA) marcou presença na mais recente reunião do projecto europeu Shift2DC, que decorreu nos dias 7 e 8 de julho, em Bilbao, Espanha. Este é um projecto que visa a resiliência dos sistemas e um maior contributo para a sua descarbonização.
Esse encontro serviu para reunir os parceiros do consórcio no momento em está a ser feita a transição da concepção para a implementação dos quatro demonstradores. Um deles, o demonstrador portuário, tem a coordenação técnica da APRAM.
Em nota enviada às redacções, o secretário regional de Economia, que tem a tutela dos transportes marítimos, considerou que a participação da APRAM neste consórcio internacional é "uma demonstração da capacidade de a Região estar na linha da frente da inovação e da sustentabilidade". José Manuel Rodrigues salienta que o Governo Regional continuará a apoiar todos os projectos que contribuam para uma economia mais verde, resiliente e competitiva, destacando o papel decisivo que o portos regionais têm assumido nesse âmbito.
Também a presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, enfatiza o lugar ocupado pelos portos madeirenses. "Temos plena consciência do papel que as infraestruturas portuárias desempenham na transição energética e é com orgulho que vemos os Portos da Madeira incluídos num projecto desta dimensão e alcance, que estuda o uso de energias limpas e soluções mais eficientes em contexto real", refere aquela responsável.
Na reunião que decorreu em Espanha, a APRAM partilhou os avanços no desenvolvimento do demonstrador, que será implementado em ambiente portuário, com o objectivo de testar e validar soluções de corrente contínua para melhorar a gestão energética.
Com um financiamento total de 11 milhões de euros, o Shift2DC reúne empresas tecnológicas, centros de investigação e instituições públicas de toda a Europa num total de 30 parceiros de 12 países, nomeadamente Alemanha, Bélgica, Espanha, Estónia, França, Países Baixos, Hungria, Itália, República checa, Suécia, Suíça e, claro, Portugal.