A candidatura do PAN Madeira à Assembleia da República defendeu esta quarta-feira, 7 de Maio, a melhores condições aos animais, mas, em simultâneo, o alívio dos bolsos dos tutoras.

Durante uma visita ao CRO de Santa Cruz, comitiva do PAN propôs a criação de um sistema nacional de saúde animal, com a construção de unidades médico-veterinárias públicas.

Para o PAN, é fundamental a criação em todos os concelhos da figura do veterinário municipal e de centros de recolha oficial, integrados num plano regional estratégico de resgate animal, um trabalho, explica o partido, que deverá ser feito pelo Estado, em articulação com as autarquias, atendendo ao financiamento destinado ao bem-estar animal.

Numa altura em que o governo regional pretende apagar a causa animal da agenda pública, é crucial que as autarquias dêem um passo em frente e sejam exemplo. Não podemos deixar desprotegidas as associações da causa animal e continuar sem qualquer plano estratégico de proteção animal, sobretudo no que diz respeito à utilização dos mesmos para fins de mendicância. Mónica Freitas