A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai enviar especialistas para o Congo, para ajudarem as autoridades do país a investigar uma doença misteriosa que está a causa muitas mortes.
A doença ainda não foi identificada, mas aqueles que a apanham sofrem de sintomas como dores de cabeça, tosse, febre, anemia e dificuldade em respirar.
A enfermidade está a matar várias pessoas numa zona remota, no sudoeste da República Democrática do Congo. Até ao momento, foram reportados 394 casos, que já resultaram em 30 mortes.
As autoridades locais afirmaram também, anteriormente, que uma doença desconhecida tinha matado 143 pessoas na região no mês passado.
Os especialistas da OMS vão, por isso, ser enviados para a localidade de Panzi, na província de Kwango, onde vão entregar medicamentos e kits de diagnóstico para ajudar a analisar a doença.
A Organização Mundial de Saúde adianta, para já, que estão a ser feitos testes em laboratório para determinar a origem da doença.
“Estão a ser feitos todos os esforços para identificar as causas da doença, compreender o seu modo de transmissão e garantir uma resposta apropriada o mais rapidamente possível”, declarou Matshidiso Moeti, responsável da Organização Mundial da Saúde para a região de África, citada pela agência Reuters.
“A nossa prioridade é dar apoio às famílias e às comunidades afetadas”, acrescentou.