Os rivais de Lisboa têm encontro marcado para o próximo sábado, no Estádio da Luz. Benfica e Sporting podem sagrar-se campeão em pleno dérbi, mas é possível que a decisão seja adiada para a última jornada. Veja aqui todos os cenários possíveis para o final do campeonato.

A duas jornadas do fim do campeonato, Sporting e Benfica continuam empatados na liderança, com os mesmos 78 pontos. Se a Liga terminasse hoje, o título cairia para a turma de Alvalade - que vibrou este domingo com uma vitória dramática consumada aos 90'+3 - graças à vantagem no confronto direto.
Os rivais de Lisboa têm encontro marcado para o próximo sábado, às 18h00, no Estádio da Luz.
Ambos têm a hipótese de sagrar-se campeão em pleno dérbi, mas a decisão pode ficar adiada para a última jornada, em que o Sporting recebe o Vitória de Guimarães e o Benfica visita o SC Braga.
Vamos às contas.
O que o Sporting precisa para ser campeão?
- Uma vitória no dérbi, por qualquer resultado
- Em caso de empate, o Sporting tem de igualar o Benfica na última jornada (ou seja, se as águias baterem o SC Braga, os leões também têm de derrotar o Vitória, não importando o resultado dos jogos)
- Se o Benfica vencer por um golo de diferença no dérbi, o Sporting é obrigado a triunfar na última jornada e esperar uma derrota das águias
O que o Benfica precisa para ser campeão?
- Uma vitória por dois ou mais golos de diferença no dérbi
- Em caso de triunfo magro contra o Sporting, por um golo de diferença, basta um empate em Braga.
- Se o empate prevalecer no dérbi, o Benfica tem de somar mais pontos do que o Sporting na última jornada (ou seja, a equipa de Rui Borges não pode vencer).