São um grupo de oito ciclistas e vão pedalar desde Portalegre até ao alto de Tourmalet, uma das subidas míticas da volta a França. Serão praticamente 1200 quilómetros em sete etapas.

“Nós somos um grupo de amigos que gostamos muito de andar de bicicleta e tentamos aliar ao prazer que temos em andar de bicicleta tentar ajudar aqueles que precisam. Há dois anos fizemos a Nacional 2 e durante o percurso fomos angariando fundos para a Liga. Este ano decidimos elevar um bocadinho a fasquia e em vez da Nacional 2 vamos até França”, conta um dos participantes.

A ideia é boa e dito assim, até parece fácil, mas há a perfeita noção que a jornada terá mais sofrimento que sorriso. O objetivo é vender quilómetros para ajudar a Liga Portuguesa contra o Cancro, está tudo explicado na página de facebook de Portalegre a tourmalet.

“Aquilo que nós pretendemos, e que vamos começar a divulgar, é que as pessoas contribuam no fundo como se nos tivessem a ajudar a nós a percorrer os quilómetros (..) Aquilo que nós vamos pedir às pessoas é que nos comprem quilómetros, ou seja, se cada pessoa der dois euros por cada quilómetro seria excelente porque estamos a falar de quase 1200 quilómetros”, conta outro dos participantes.

A verba angariada será entregue ao núcleo de Portalegre que já tem destino, independentemente do montante.

“Apoio à medicação, apoio aos suplementos alimentares, apoio aos cabazes alimentares, apoio a algumas rendas de casa, apoio a próteses capilares, apoio a próteses mamárias, a deslocações…um sem fim de apoios. No fundo, tudo aquilo que o doente oncológico, principalmente o carenciado economicamente precisa, nós não dizemos que não”, explica uma das pessoas que trabalha no núcleo de Portalegre.

No grupo seguem vários voluntários que apoiam na logística e preparam refeições para conter custos. Os carros de apoio também foram cedidos por associações locais.