A Nissan e a Stena Recycling decidiram dar uma nova vida às baterias de veículos elétricos usadas na Noruega.

Com mais de 80.000 Nissan LEAF nas estradas norueguesas, a Nissan estabeleceu uma nova uma parceria com a Stena Recycling para desenvolver e expandir a reutilização de baterias, com as duas empresas a assegurarem que uma parte significativa dos componentes das baterias obtém uma nova oportunidade de vida – quer como componentes de baterias que necessitam de manutenção e reparação, quer em sistemas de armazenamento de energia durante mais 10 a 15 anos.

O acordo agora anunciado dá à Stena Recycling acesso a um abastecimento constante de baterias usadas, o que é crucial num mercado em que a concorrência pelos recursos está a aumentar. Trata-se de baterias de automóveis desativados devido à idade ou abatidos pelas companhias de seguros, mas que ainda têm potencial para serem reutilizadas durante vários anos.

“Através desta parceria, podemos oferecer produtos de segunda vida, ao mesmo tempo que ajudamos a reduzir a pegada ambiental, em linha com as nossas ambições de neutralidade de carbono até 2050.”, disse Alan Low, diretor de Economia Circular de baterias de veículos.