
O presidente do Clube Sports da Madeira que, ao mesmo tempo, é presidente da Comissão Organizadora do Rali da Madeira divulgou uma mensagem para a abertura da prova, no dia que os carros saem, efecticvamente, para a estrada. Paulo Fontes salienta a mudança de nome, mas não do espírito da prova, destaca a emoção dos fãs desta que é a mais antiga prova do campeonato de Portugal de ralis, evidencia o número e os nomes dos inscritos, o que atesta a qualidade e fama da competição e, acima de tudo, deixa a nota de que "não há margem para erros, descuidos ou saturação".
Eis toda a mensagem de João Paulo Fontes:
"E AGORA 'Rali da Madeira'
Uma saudação calorosa de boas vindas à Região Autónoma da Madeira e à “ festa do Rali”, o evento desportivo com mais visibilidade internacional, que combina e cumpre na perfeição, o duplo objectivo da promoção turística, da Madeira no exterior e a dinamização da sua actividade económica, interna.
O entusiasmo com que sucessivas gerações de madeirenses acolhem o seu rali, mantem-se e renova-se, ano após ano, obrigando a Direcção do Club Sports da Madeira, a assumir uma elevada ambição, por forma a continuar a afirmar todo o seu historial e prestígio nacional e internacional, da mais antiga prova do calendário do Campeonato de Portugal de Ralis.
Esta tremenda e espontânea ligação de toda uma Região a este evento desportivo, a vivência colectiva e contagiante, entre todos os que assistem a este espectáculo desportivo, são razões mais do que suficientes, para que, duma forma mais abrangente, se continue a afirmar os valores madeirenses, através da sua renomeação, com visão e estratégia e posicionamento futuro.
A partir deste ano, somos o 'Rali da Madeira'. Assumimos a 'Marca Madeira' para a projeção e posicionamento internacional, sem deixarmos de continuar a promover os nossos produtos tradicionais e, particularmente, o famoso e afamado “ Vinho Madeira”, nosso parceiro institucional, durante mais de quarenta anos.
A comprovar o prestígio e a imagem internacional do 'Rali da Madeira 2025', basta percorrer a extensa lista de inscritos, que a todos surpreendeu, para verificarmos a excelente qualidade dos concorrentes, salientando a presença de vários anteriores vencedores do Rali Vinho da Madeira, de outros pilotos que são reconhecidamente rápidos, em piso de asfalto, conhecedores das nossas estradas e a que se juntam, os temidos pilotos madeirenses e os mais credenciados pilotos continentais, para além do afamado e rápido piloto Fia mundial, Dani Sordo, do vencedor do Campeonato de Portugal 2024 Kris Meeke, e o vencedor da edição 2024 do RVM, Diego RuiLoba. Existem muitos motivos de interesse para acompanhar, a par e passo, o 'Rali da Madeira 2025' ao longo das nossas estradas dos diferentes concelhos, ou através da RTP-Madeira, RTP Internacional e canais de streaming que farão uma cobertura e transmissão, de todas as provas especiais de classificação.
Em termos competitivos, não temos dúvidas, que vamos assistir a uma luta muito salutar, pelos lugares cimeiros da classificação. Mas há outros motivos de interesse e outros 'ralis' quer seja na categoria RGT quer na classe RC4, onde aos pilotos dos Troféu Peugeot Rally Cup Ibérica, se juntam muitos outros, em viaturas da mesma classe,
Estamos convictos que vamos ter uma prova altamente competitiva e muitos adeptos a assistir à passagem da caravana dos concorrentes ao longo das nossas sinuosas e desafiantes estradas.
Com o elevado número de inscritos, não há margem para erros, descuidos ou saturação. Perto da emoção, mas longe do perigo.
Afirmar a marca internacional 'Rali da Madeira' é ter uma prova dentro da máxima segurança e sustentado ambientalmente. E só depende do comportamento, postura cívica e atitude de cada espectador.
Temos de ter, em cada espectador, um elemento da nossa segurança.
Contamos com todos vós!
O rali não é do 'Madeira'. É o 'Rali da Madeira'.
De todos nós!"