
A relação entre Elon Musk e Donald Trump atingiu um ponto de rutura esta quinta-feira. O bilionário e dono da Tesla utilizou as redes sociais para afirmar que o presidente dos Estados Unidos consta nos chamados "arquivos Epstein", documentos relacionados ao caso do magnata Jeffrey Epstein, condenado por crimes sexuais e tráfico de menores.
Musk sugeriu que a razão pela qual esses arquivos ainda não foram divulgados seria precisamente a inclusão de Trump neles.
"Tempo para largar uma grande bomba. Donald Trump está nos arquivos de Epstein. Essa é a verdadeira razão pela qual nunca foram tornados públicos. Te m um bom dia, DJT”, escreveu o empresário.
Em causa estará a eventual presença de Trump nas investigações judiciais conduzidas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos sobre Epstein, o milionário condenado por crimes sexuais, que foi encontrado morto na prisão em 2019.
Jeffrey Epstein esteve no centro de uma rede de prostituição e exploração de menores, e as suas ligações a figuras públicas têm sido objeto de escrutínio ao longo dos últimos anos. Musk afirmou nas redes sociais que Trump consta desses arquivos, sugerindo que essa será a razão pela qual a informação não foi tornada pública.
Afastamento está ser rápido e intenso como a aproximação
O processo de afastamento entre Donald Trump e Elon Musk está a desenvolver-se à semelhança do início da sua relação: rapidamente, intensamente e muito publicamente.
Quando Trump estava esta quinta-feira na Sala Oval, com o chanceler alemão ao seu lado, lamentou a degradação da sua relação com Musk, o seu conselheiro que se tornou antagonista nas redes sociais.
Donald Trump disse que estava "muito desapontado" com Elon Musk, depois de este o ter criticado devido à sua assinatura da proposta orçamental, que contempla cortes de impostos e planos de despesas.
Trump disse que Musk, que se afastou do governo em maio, depois de dirigir o tumultuoso Departamento da Eficiência Governamental, sente a falta de estar na Casa Branca e que sofre do "síndrome de desarranjo Trump", ironizou.
"Veja. Elon e eu tivemos uma grande relação. Não sei se a voltaremos a ter", disse.
Donald Trump afirmou ainda que ajudou muito Musk e minimizou os esforços deste para o eleger no ano passado, que incluíram contribuições no total de 250 milhões de dólares.
Com LUSA