
A porta-voz do PAN-Madeira, Mónica Freitas, indicou hoje que será a cabeça de lista nas eleições autárquicas de 12 de outubro pelo concelho do Funchal e revelou que o partido vai candidatar-se também no município de Santa Cruz. "Pretendemos continuar na luta pelas causas que representamos, pretendemos continuar a trabalhar por uma Madeira mais verde, mais inclusiva, mas progressista", sublinhando que o PAN quer ser uma "voz ativa" nas assembleias municipais.
Mónica Freitas falava em conferência de imprensa na sede do partido, no Funchal, na qual estava prevista a presença da porta-voz nacional, Inês de Sousa Real, que, no entanto, não se deslocou à região devido aos constrangimentos no Aeroporto Internacional da Madeira. A candidatura do PAN tem como mote "fazer diferente pelos funchalenses". "Propomo-nos a trazer qualidade de vida aos residentes, a trazer um maior planeamento urbanístico, a trazer ruas mais limpas, a garantir a preservação da nossa natureza, garantir mais jardins", indicou, realçando que pretende também criar mais apoios à natalidade, bem como "implementar efetivamente" o plano municipal para a igualdade.
Mónica Freitas, que tem 29 anos (nasceu em 28 de novembro de 1995) e é assistente social, sublinhou que vai lutar por mais medidas de apoio ao arrendamento e à aquisição de habitação, bem como por mais investimento na remodelação dos complexos habitacionais municipais. O grande objetivo da candidatura é "trazer a voz do PAN para a Assembleia Municipal e fazer diferente". "Queremos garantir a representação de todos os funchalenses, sobretudo os que vivem mais afastados das zonas centrais e que têm questões por resolver ao nível da falta de saneamento, dificuldades de mobilidade e transportes públicos, isolamento dos idosos", disse. Mónica Freitas foi deputada única do PAN na Assembleia Legislativa da Madeira entre setembro de 2023 e março de 2025.
Na mesma conferência de imprensa foi anunciado que o co-porta-voz do PAN-Madeira, Valter Ramos, é o cabeça de lista do partido nas eleições autárquicas de 12 de outubro pelo concelho de Santa Cruz, na zona leste da ilha, foi hoje anunciado. "Sermos a voz ativa das pessoas que residem em Santa Cruz e nesse sentido vamos com força e acreditamos que melhor é possível", disse o candidato.
Valter Ramos falava em conferência de imprensa na sede da estrutura regional do PAN, no Funchal, na qual defendeu que "Santa Cruz não pode deixar de ser um município fundamental para o desenvolvimento da nossa região". "O que acontece atualmente é que Santa Cruz é um dormitório do cidade do Funchal [concelho contíguo]", alertou, para logo acrescentar: "Santa Cruz tem todas as condições para ser um concelho onde haja mais desenvolvimento social e mais ativo empresarial." O candidato considerou que, atualmente, construir e criar negócios em Santa Cruz é uma "missão quase impossível", situação que o Pessoas-Animais-Natureza pretende inverter. "O PAN tem o compromisso de tornar o concelho de Santa Cruz mais apelativo e que seja um município onde as pessoas tenham gosto e vontade de viver e não seja apenas um dormitório", disse.
Valter Ramos, que tem 33 anos (nasceu em 07 setembro 1991) e é educador social de profissão, sublinhou que o partido assume o "compromisso sério" de melhorar o concelho de Santa Cruz, com mais apoios para a causa animal, a concretização de mais espaços verdes e soluções para os problemas de mobilidade ao nível dos transportes. Por isso, o mote da sua candidatura é "melhor é possível".