
O chefe da diplomacia iraniana afirmou hoje em Moscovo que espera ter encontros de "grande importância" na Rússia, onde deverá encontrar-se com o Presidente russo, Vladimir Putin, após os ataques norte-americanos a instalações nucleares da República Islâmica.
"Nesta nova situação perigosa (...), as nossas consultas com a Rússia podem certamente ser de grande importância", afirmou Abbas Araghchi, em Moscovo, à televisão iraniana, citado pelas agências de notícias russas.
Araghchi "chegou a Moscovo para encontros com o Presidente [russo] e outros responsáveis oficiais" no domingo à noite, de acordo com a agência oficial iraniana Irna.
Estas discussões vão incidir sobre "a situação regional e internacional, na sequência da agressão militar dos Estados Unidos e do regime sionista contra o Irão", de acordo com a mesma fonte.
A Rússia condenou veementemente no domingo os ataques dos EUA contra instalações nucleares no Irão, país aliado de Moscovo, denunciando os bombardeamentos - que chamou de irresponsáveis - contra o principal aliado no Médio Oriente.
Desde 13 de junho, primeiro dia dos ataques israelitas contra o Irão, Vladimir Putin disse estar pronto para "desempenhar um papel de mediador, a fim de evitar uma nova escalada das tensões", de acordo com o Kremlin.
Mas esta proposta foi mal recebida pela União Europeia, com Bruxelas a considerar que a Rússia não pode "ser um mediador objetivo".
Na sexta-feira, Putin procurou moderar a proposta, garantindo que apenas proporia ideias para uma solução.
Embora a Rússia mantenha historicamente boas relações com Israel, os laços foram afetados desde o início da ofensiva russa na Ucrânia e da guerra travada por Israel em Gaza.
Por outro lado, Moscovo aproximou-se bastante de Teerão nos últimos anos. Os dois países assinaram em janeiro um tratado de parceria estratégica global, com o objetivo de reforçar os laços, nomeadamente militares, que, no entanto, não inclui um pacto de defesa mútua.