
O Governo Regional, através da Secretaria Regional das Finanças, assinou hoje o contrato de atribuição da primeira Bolsa de Estudo '+ Madeira na Europa', um projecto que visa apoiar financeiramente jovens residentes na Região, para a frequência de um curso de pós-graduação em Estudos Europeus, ministrado pelo Colégio da Europa, em Bruxelas.
Destinada a jovens madeirenses e porto-santenses com elevado potencial académico e profissional, a bolsa tem como objectivo central promover a formação especializada em matérias europeias, contribuindo para a melhoria da representação e defesa dos interesses da Região junto das instituições da União Europeia.
Nesta primeira edição, destinada ao ano lectivo de 2025-2026, a bolsa foi atribuída a Tânia Patrícia Freitas Andrade, licenciada em Direito, que frequentará o curso de pós-graduação em Estudos Europeus no prestigiado Colégio da Europa, em Bruges, na Bélgica. O apoio concedido contempla um valor de 29 mil euros, acrescido de uma viagem aérea de ida e volta entre a Madeira e o local de frequência do curso.
Durante a cerimónia, o secretário regional das Finanças, Duarte Freitas, sublinhou a importância desta iniciativa. "Acreditamos que a formação, sobretudo a formação académica de excelência, é um pilar do desenvolvimento pessoal e da empregabilidade, sendo também um verdadeiro elevador social", afirmou, acrescentando também o "interesse institucional" por parte do Governo Regional. "Queremos quadros preparados, com capacidade de análise, influência e pensamento crítico sobre questões europeias. Pessoas que possam contribuir para a defesa dos interesses da Madeira junto das instituições da União Europeia (...) E como vivemos tempos incertos e desafiantes, e precisamos de pessoas bem preparadas para os enfrentar, é com pessoas assim que continuaremos a fazer da Madeira uma região mais forte e mais próxima dos padrões europeus de qualidade de vida", concluiu.