Uma nota da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia dá conta de que a Madeira alcançou médias positivas nos resultados dos exames nacionais do ensino secundáiorealizados na Região em 22 das 23 disciplinas com alunos internos ou autopropostos em 15 escolas madeirenses.

Nessa missiva, a tutela dá conta de que apenas a disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais não alcançou uma média positiva, ficando-se pelos 9,1 pontos (em 20 possíveis).

A Secretaria salienta que os exames nacionais decorreram "dentro da normalidade e sem incidentes", referindo que o processo de classificação envolveu 256 docentes, mais 43 do que no ano lectivo anterior.

"No conjunto das vinte e cinco disciplinas sujeitas a exame final nacional, a RAM apresentou candidatos a vinte e três dessas disciplinas, num total de 4.497 alunos (mais 44 que em relação a 2024). Ao todo registaram-se 9.148 inscrições nos exames nacionais da 1.ª fase (mais 1.494 inscrições relativamente a 2024), tendo-se realizado um total de 8.057 provas (mais 1.719 provas que em relação a 2024), o que corresponde a uma média de presenças na ordem dos 88% (mais 5% que em relação a 2024)", resume o organismo ainda liderado por Jorge Carvalho.

Sobre o aumento do número de exames, esclarece a tutela que tal se deve, em parte, à obrigatoriedade de os alunos dos cursos científico-humanísticos passarem a realizar exame a duas disciplinas bienais da componente de formação específica ou uma dessas disciplinas bienais e a disciplina trienal da mesma componente, de acordo com o percurso formativo próprio do aluno.

A disciplina que registou maior número de provas realizadas (2.096), de acordo com a Secretaria de Educação, foi a de Português, seguida das disciplinas Biologia e Geologia, com 1.085 provas realizadas, de Física e Química A, com 939 provas realizadas e, finalmente, Matemática A, com 840 provas realizadas.

Quanto aos resultados, aquele organismos público detalha o seguinte:

- (138) Português Segunda Língua: 17,5 valores (sem candidatos em 2024);

- (639) Português: 12,3 valores (mais 1,6 em relação a 2024);

- (839) Português Língua Não Materna: 14,6 valores (menos 1,4 em relação a 2024)

- (501) Alemão (iniciação): 9,8 valores (menos 0,6 em relação a 2024);

- (547) Espanhol (iniciação): 14,5 valores (menos 2,6 em relação a 2024);

- (847) Espanhol (continuação): 16,2 valores (mais 0,3 em relação a 2024);

- (849) Italiano (iniciação): 12,2 valores (sem candidatos em 2024);

- (719) Geografia A: 10 valores (menos 0,5 em relação a 2024);

- (724) História da Cultura e das Artes: 12,7 valores (igual a 2024);

- (702) Biologia e Geologia: 12,1 valores (mais 2,5 em relação a 2024);

- (517) Francês (continuação): 10,4 valores (menos 0,6 em relação a 2024);

- (623) História A: 11,1 valores (menos 1 valor em relação a 2024);

- (550) Inglês (continuação): 13,8 valores (menos 0,2 em relação a 2024);

- (708) Geometria Descritiva A: 10,3 valores (menos 2,2 valores em relação a 2024);

- (712) Economia A: 10,6 valores (menos 1,7 em relação a 2024);

- (715) Física e Química A: 10,7 valores (menos 0,9 em relação a 2024);

- (734) Literatura Portuguesa: 9,7 valores (menos 3,1 em relação a 2024);

- (706) Desenho A: 14,6 valores (mais 0,2 em relação a 2024);

- (714) Filosofia: 10,3 valores (menos 0,5 em relação a 2024);

- (635) Matemática A: 11,1 valores (menos 1,4 em relação a 2024);

- (735) Matemática B: 10,4 valores (menos 0,7 em relação a 2024);

- (835) Matemática Aplicada às Ciências Sociais: 9,1 valores (menos 2,7 em relação a 2024);

- (723) História B: 10,8 valores (menos 0,4 em relação a 2024).