José Fonseca Fernandes

Nasceu em junho de 1982, em Faro. O pai, africano, nascido em Angola e veio para Portugal “sem nada” e começou a dar aulas de música ao filho Júlio. Com quatro anos recebeu o “brinquedo favorito” - “um pequeno teclado” onde aprendeu a tocar. Aos 10 anos já compunha melodias.

José Fonseca Fernandes

Foi para Paris, de Erasmus, atrás do Jazz e da Filosofia. Sempre que regressava a casa trazia a mala cheia discos com novas canções, melodias e estilos que descobria na capital francesa.

“Tínhamos uma mediateca de onde podíamos trazer 40 discos por semana para casa e copiar tudo. Certa altura toda a gente copiava discos. Não tínhamos este acesso absolutamente megalómano e quase anti-humano que temos hoje”, recorda.

Júlio Resende, pioneiro do Fado Jazz, é um dos músicos mais versáteis da sua geração. O pianista e compositor português é o convidado do novo episódio do podcast Geração 80. Ouça aqui a conversa com Francisco Pedro Balsemão.


José Fonseca Fernandes

Livres e sonhadores, os anos 80 em Portugal foram marcados pela consolidação da democracia e uma abertura ao mundo impulsionada pela adesão à CEE. Foram anos de grande criatividade, cujo impacto ainda hoje perdura. Apesar dos bigodes, dos chumaços e das permanentes, os anos 80 deram ao mundo a melhor colheita de sempre? Neste podcast, damos voz a uma série de portugueses nascidos nessa década brilhante, num regresso ao futuro guiado por Francisco Pedro Balsemão, nascido em 1980.

SIC Notícias