Depois de a Investigação SIC denunciar que há um deputado do Partido Socialiata a ser investigado por gestão danosa e participação económica em negócio, a Iniciativa Liberal mostrou-se esta quinta-feira preocupada com o caso.
Mário Amorim Lopes, da IL, acusa o PS de andar a brincar com o dinheiro dos contribuintes: “Nós em Portugal temos um partido que tem uma fixação com os aviões e de andar a brincar aos aviões”.
“O Partido Socialista, Pedro Nuno Santos já o havia feito anteriormente aqui, em Portugal Continental, com a TAP. Agora temos a situação da SATA. Uma vez mais são os milhões portugueses a voar, sendo que no caso da SATA se tivermos em conta a população que vive nos Açores é ainda mais grave que o caso da TAP. E, portanto, a questão que nós colocamos é se não ficaria mais barato os contribuintes pagarem um curso de avião comercial aos políticos que querem brincar aos aviões e deixarem o dinheiro dos contribuintes em paz que ficaria mais barato”, diz.
Esta quinta-feira também o Chega falou sobre o assunto. André Ventura disse que o Parlamento deve levar a cabo uma investigação sobre a SATA e que o partido quer chamar os representantes da companhia aérea.
“Devíamos iniciar os preparativos para fazer uma análise profunda, uma investigação profunda ao que se passa na SATA aqui no Parlamento porque há muito tempo que esta companhia aérea tem absorvido dinheiro público sem muitas vezes ficar claro onde é que esse dinheiro público anda a ser gasto. Com a notícia que tivemos ontem fica a suspeita no ar de que há um conluio institucional para proteger o gasto do dinheiro público e acho que o parlamento deve levar a cabo uma investigação sobre isso
Questionado se essa investigação seria uma Comissão de Inquérito, André Ventura diz que primeiro deveria ser feita nas “comissões normais e ordinárias” e que “vão fazer por isso já na próxima semana”.
“Se eventualmente isso não resultar, teremos outros mecanismos à disposição, porém recordo que o Parlamento tem já duas comissões de inquérito a funcionar, uma terceira que provavelmente será aprovada em relação à Efacec e temos de ser eficazes no ponto de vista do uso dos recursos”
O líder do Chega acrescentou ainda que pensa que “o Parlamento pode nas respetivas comissões chamar os representantes da SATA, nós fá-lo-emos já com urgência na próxima semana para que deem explicações sobre o que está a acontecer”.
Deputado do PS suspeito em negócios da SATA
A Investigação SIC descobriu que Sérgio Rocha de Ávila é um dos alvos do Ministério Público num processo ainda em fase de inquérito. Os procuradores investigam uma série de negócios na SATA feitos no tempo em que Sérgio Ávila era ainda vice-presidente do governo regional dos Açores.
O agora deputado rejeita qualquer interferência política na empresa e diz à SIC que nem tinha competência para decidir os negócios que terão causado prejuízos de 260 milhões de euros.
O antigo Presidente da empresa, Luís Parreirão, também está a ser investigado. Ainda nenhum dos suspeitos foi constituído arguido, mas já houve buscas da Polícia Judiciária. Só não aconteceram na casa de Sérgio Ávila porque o tribunal não autorizou. A juíza a quem calhou o recurso é casada com um colega do político.