
O Instituto de Registos e Notariado vai reforçar a partir desta terça-feira os números de técnicos nas Conservatórias de Registos Centrais de Lisboa com mais quatro assistentes técnicos. O mesmo vai acontecer no Porto com a entrada de mais sete profissionais.
Em comunicado, o Instituto explica que numa tentativa de tornar “mais eficiente a tramitação dos processos” vai encerrar temporariamente o atendimento presencial no balcão do Arquivo Central do Porto para “poder dedicar os seus recursos aos pedidos recebidos por correio e canais online”.
“Para melhorar a eficiência dos serviços da área da Nacionalidade, o IRN tem vindo a implementar um conjunto de medidas de digitalização, suportadas em ferramentas tecnológicas, que visam aumentar a capacidade de tramitação de processos, reduzindo, consequentemente, o tempo de espera”, pode ler-se no comunicado.
O instituto aconselha que as pessoas utilizem os meios online ou o correio postal para tratar das questões relacionadas com a nacionalidade.
Diz que são opções mais rápidas e que evitam espera de várias horas. Explica, ainda, a consulta do estado do processo pode ser feita online sem ser necessária a deslocação a um balcão.