
Célia Abreu Faria, aluna da Escola Secundária de Francisco Franco, viu esta sexta-feira, 11 de Julho, uma ilustração da sua autoria ser distinguida pela Casa das Ciências.
Artigo relacionado: Ilustração científica da medusa Pelagia noctiluca nas águas da Madeira - Banco de Imagens da Casa das Ciências
A obra científica intitulada 'Ilustração científica da medusa Pelagia noctiluca nas águas da Madeira' foi selecionada para integrar o repositório da plataforma nacional de referência e é uma das candidatas ao Prémio Casa das Ciências, na categoria de Imagem (Fotografia e Ilustração).
A ilustração, que representa com detalhe científico e rigor artístico a espécie marinha Pelagia noctiluca, uma medusa comum nas águas do arquipélago, está disponível para ser visualizada 'on-line' na plataforma Casa das Ciências.
Em nota emitia, Célia Abreu Faria sublinha que a sua ilustração "foi destacada entre várias submissões". O reconhecimento, disse, "constitui um grande motivo de orgulho e um incentivo à valorização da ciência, da biodiversidade marinha da nossa Região e da expressão artística ao serviço do conhecimento científico".
A Casa das Ciências é um projecto educativo criado para apoiar a divulgação de recursos digitais para o ensino das ciências (Biologia, Física, Geologia, Química, Matemática e Estatística e Introdução às Ciências) em Portugal. Dirigida principalmente a professores e alunos do ensino básico e secundário, a plataforma disponibiliza recursos educativos revistos por especialistas.
O portal tem sede administrativa no Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto e Gabinete Coordenador sediado na Faculdade de Ciências da mesma Universidade. De 2008 a 2015, teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Desde 2017, a Casa das Ciências conta com o financiamento estrutural do EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo.