
A marca de doces Haribo mandou retirar do mercado, nos Países Baixos, vários pacotes de gomas após terem sido detetados vestígios de canábis.
A Autoridade de Segurança Alimentar e dos Produtos de Consumo (NVWA) confirmou que várias pessoas, incluindo crianças, apresentaram sintomas como "tonturas" depois de consumirem as famosas 'Happy Cola F!ZZ'.
O caso foi denunciado às autoridades por um casal, da região de Twente, que se dirigiu à esquadra alegando que os filhos tinham ficado "muito doentes" após comerem as gomas.
Depois da denúncia, o pacote de doces foi recolhido e foram feitas análises que comprovaram a presença da substância.
"Como a canábis foi parar aos doces ainda é desconhecido," garantiram as autoridades à agência noticiosa ANP.
À BBC, um porta-voz da Haribo garantiu que estava a trabalhar com as autoridades para "esclarecer os detalhes relativos à contaminação".
Segundo as autoridades, a presença de canábis foi encontrada em apenas três pacotes. Contudo, por precaução a marca de doces vai recolher todos os pacotes que pertenciam aos mesmo lotes, com data de validade até janeiro de 2026.
Até ao momento, não há relatos que a situação tenha acontecido em outros países.