
Faz hoje 48 anos que o Marítimo concretizou um dos feitos do futebol regional, ao torna-se o primeiro clube fora do continente português a ascender à I Divisão do futebol português.
A 15 Maio de 1997, com os Barreiros a "rebentar pelas costuras", mais de 20 mil pessoas realizaram o sonho de fazer subir o "campeão das ilhas" ao escalão maior do futebol português.
Na edição do dia do jogo, o DIÁRIO preparou uma edição especial vespertina inteiramente dedicada ao Club Sport Marítimo.

Em dia que se adivinhava de festa apelava-se ainda ao 'fair play':

Anexo (PDF): Descarregue aqui a edição do DIÁRIO de 15 de Maio de 1977
O Marítimo acabaria por vencer, então, o Olhanense, por 4-0.
O Governo Regional decretaria feriado regional na segunda-feira seguinte e, no Funchal, viver-se-iam momentos indescritíveis de alegria e emoção.
Esta conquista foi o culminar de uma longa caminhada, iniciada quatro anos antes no campo, com a entrada da equipa verde-rubra no Campeonato Nacional da II Divisão, ainda antes do 25 Abril.
Na época 1972/1973, o Marítimo é campeão da Madeira e diz “adeus” ao futebol regional, com a federação reconhecer os direitos ao campeão regional em participar nos nacionais, em igualdade de circunstâncias, com os seus pares continentais. Por força da orgânica federativa o Marítimo, é convidado a entrar directamente na segunda divisão Zona Sul.
Actualmente, o clube ocupa a 10.ª posição da classificação geral da II Liga, à qual regressou na época 2023/2024, na sequência daquela que tem sido uma das maiores crises desportivas dos 'Leões do Almirante Reis'.
Na próxima jornada, a última desta temporada, o conjunto insular recebe o Vizela, no sábado, dia 17 de Maio.