A reunião que juntou a secretária regional de Saúde e Protecção Civil e o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros decorreu há cerca de uma semana, a 26 de Junho, mas só hoje sabe-se que Micaela Fonseca de Freitas recebeu Luís Filipe Barreira para "apresentação de cumprimentos e discussão de alguns assuntos relacionados com a carreira de enfermagem na região", nomeadamente reforço de efectivos.

De acordo com nota da SRSPC, "um dos pontos centrais da reunião foi a garantia da abertura de um concurso para a contratação de 200 novos enfermeiros, com reserva de recrutamento, visando a renovação e o reforço dos quadros. Paralelamente, foi assegurada a integração de 80 enfermeiros no SESARAM, EPERAM, até ao final de Agosto", refere, uma medida que "visa aliviar a sobrecarga em alguns serviços e garantir uma melhor resposta às necessidades de saúde da população", assegura.

Na ocasião, "a governante destacou a importância de uma postura de diálogo com as estruturas representativas da classe, sublinhando a intenção de manter uma colaboração estreita", frisa a nota citando Micaela Fonseca de Freitas.

Refira-se que na reunião de trabalho estiveram, ainda, o presidente do Conselho de Administração do SESARAM, EPERAM, Herberto Jesus, o enfermeiro director, José Manuel Ornelas, e a presidente da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros, Teresa Espírito Santo. "Foram abordados outros assuntos de interesse para a área de enfermagem e serão alvo de análise futura", aponta a SRSPC.