
O ex-ministro dos Transportes russo Roman Starovoit foi encontrado morto, poucas horas depois de ter sido demitido do cargo pelo Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o Comité de Investigação russo em comunicado.
“O corpo do ex-ministro dos Transportes russo Roman Vladimirovich Starovoit foi encontrado no seu automóvel particular, apresentando um ferimento por tiro”, em Odintsovo, nos arredores de Moscovo, afirmou o Comité de Investigação.
“A investigação está a apurar as circunstâncias da morte” de Starovoit, referiu o Comité, acrescentando que “a principal hipótese é suicídio”.
Starovoit, de 53 anos e antigo governador da região de Kursk, assumiu o Ministério dos Transportes em maio de 2024.
Em agosto de 2024, cerca de três meses depois de Starovoit ter deixado Kursk para assumir o cargo no Governo, as Forças Armadas ucranianas invadiram e ocuparam parte da região, de onde só foram expulsas em abril.
Horas depois da demissão de Starovoit, Putin nomeou para o cargo Andrei Nikitin, anterior vice-ministro dos Transportes.
O porta-voz presidencial russo, Dmitri Peskov, afirmou que a demissão de Starovoit não estava relacionada com a perda de confiança no mesmo.