
Confira as iniciativas que marcam a agenda regional desta quarta-feira, 23 de Junho:
- 09h30 - O Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Cabral Barreto, recebe, em audiência o embaixador do Japão em Portugal, Ota Makoto, no Palácio de São Lourenço;
- 10 horas - A CDU acompanha vários grupos de cidadãos que vão entregar abaixo-assinados com as suas justas reivindicações à CMF, junto à Loja do Munícipe do Funchal;
- A partir das 10 e até às 4 horas - Semana do Mar do Porto Moniz com destaque para a actuação de Ernesto Macedo às 21 horas, Jorge Ferreira às 22h30, e Ayabba com o DJ Nélio Fabrício às 00 horas;

- 10h30 - O Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Cabral Barreto, preside à cerimónia militar comemorativa do 16.º aniversário do Comando Territorial da Madeira da Guarda Nacional Republicana no Largo da capela de Santo António da Mouraria, na Rua dos Capelistas;
- 12 horas - O PSD Madeira promove uma iniciativa política junto ao empreendimento construído pela IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira no Sítio das Figueirinhas, no Caniço;
- 14h30 - Baile de Verão, organizado pela Associação Cultural Recreativa e Artística Baile Histórico, na Torre do Capitão - Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro;

- 16 horas - Inauguração do Campo de Futebol Carlos Sé na Boa Ventura;
- A partir das 19 horas - Semana da Juventude de Câmara de Lobos nos Jardins do Ilhéu;

- 20 horas - O JPP apresenta a candidatura de Élia Ascenção à Câmara Municipal de Santa Cruz na Praça Dr. João Abel de Freitas.
Principais acontecimentos registados a 23 de Julho, Dia Mundial das Baleias e dos Golfinhos:

1828 - O norte-americano william austin burt, regista a patente do "tipógrafo", a primeira máquina de escrever.
1888 - "A Internacional" é cantada pela primeira vez em público, numa reunião de vendedores de jornais na cidade francesa de Lille.
1903 - A Ford Motor Company vende o primeiro veículo.
1945 - II Guerra Mundial. O marechal Henri Pétain é julgado por traição, pela colaboração com as forças nazis, durante a ocupação da França, na II Guerra Mundial.
1952 - Entra em vigor o Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) ou Tratado de Paris, na base da atual União Europeia.
1958 - A Rainha Isabel nomeia quatro mulheres Pares do reino. São as primeiras, na história inglesa, na Câmara dos Lordes.
1964 - O Presidente francês Charles de Gaulle propõe a saída das forças militares estrangeiras da Indochina.
1966 - Portugal consegue recuperar e vencer a Coreia do Norte por 5-3, com quatro golos de Eusébio, em jogo do Mundial de Futebol de Inglaterra.
1973 - O Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, recusa a entrega das gravações da Casa Branca, sobre o Caso Watergate, à Comissão de Investigação do Senado e ao Procurador Público.
1974 - Os dirigentes militares gregos devolvem o poder aos civis. Constantino Karamanlis regressa do exílio, para formar Governo.
1976 - Toma posse o I Governo Constitucional, liderado por Mário Soares.
1978 - Américo de Deus Rodrigues Thomaz, último Presidente da República na ditadura do Estado Novo, regressa a Portugal depois de quatro anos no Rio de Janeiro.
1991 - O Presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachov, apresenta oficialmente o pedido de adesão ao Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial.
1997 - Slobodan Milosevic é investido Presidente da República Federal da Jugoslávia (Sérvia e Montenegro).
2001 - A Assembleia Nacional indonésia emite dois decretos, um deles para depor o Presidente Abdurrahman Wahid e um outro para empossar formalmente o vice-presidente Megawati Sukarnoputri, 54 anos, como o quinto Presidente da Indonésia.
2002 - Expira o Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que serviu de modelo ao Mercado Comum Europeu e à atual União Europeia, 50 anos após a entrada em vigor.
2002 - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Mari Alkatiri, assina em Washington, Estados Unidos, a adesão de Timor-Leste ao Fundo Monetário Internacional e ao Banco Mundial.
2003 - A Comissão Europeia denuncia todos os contratos que mantinha com a sociedade francesa Planistat, citada no caso de fraudes e de dupla contabilidade implicando o Eurostat, o departamento de estatísticas comunitário.
2005 - Atentados na estância balnear do Mar Vermelho de Charm-El-Cheik, no Egito, causam a morte a 67 pessoas.
2006 - A aviação israelita retoma os bombardeamentos dos subúrbios no sul de Beirute, bastião do Hezbollah, e ataca pela primeira vez a cidade de Sidon, e a região de Baalbeck, no Leste.
2007 - É oficialmente constituído o Fundo de Investimento para o Cinema e o Audiovisual, com as participações fundadoras do Estado (33,2 ME), da PT Multimédia (25 ME) e dos três canais de televisão RTP, SIC e TVI (no total outros 25 ME).
2007 - Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, reunidos em Bruxelas, aprovam o novo acordo com os Estados Unidos da América sobre a troca de dados dos passageiros aéreos no quadro da luta antiterrorista.
2011 - António José Seguro é eleito secretário-geral do PS com 23.903 votos (67,98%), contra 11.257 do candidato adversário, Francisco Assis (32,02%).
2014 - A Guiné Equatorial é aceite por consenso como membro de pleno direito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, sem que tenha havido uma votação.
2015 - O Governo decide vender 100% da CP Carga, empresa detida na totalidade pela CP -- Comboios de Portugal que se dedica ao transporte de mercadorias e de bens, à MSC- Operadores Ferroviários.
2015 - O Parlamento grego aprova, com ampla maioria e apesar das dissidências no Syriza, o segundo pacote de medidas acordado com os parceiros da zona euro, que inclui uma reforma do Código Civil, um esquema de proteção dos depósitos bancários e medidas para reforçar a liquidez dos bancos.
2017 - A seleção portuguesa feminina de futebol termina a sua 1.ª participação num Campeonato da Europa (Euro2017, na Holanda), na fase de grupos, após duas derrotas e uma vitória frente à Escócia (2-1).
2019 - O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido Boris Johnson vence as eleições no Partido Conservador e sucede a Theresa May à frente do governo britânico.
2019 - O parlamento timorense ratifica o tratado que define fronteiras marítimas permanentes entre Timor-Leste e a Austrália.
2020 - PS e PSD aprovam o artigo que põe fim aos debates quinzenais com o primeiro-ministro no parlamento, que passa a ter presença obrigatória para responder sobre política geral apenas de dois em dois meses.
2022 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declara o surto de Monkeypox como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, o nível mais alto de alerta, quando estão notificados mais de 16 mil casos em 75 países.
2023 - Os conservadores do Partido Popular (PP), liderados por Alberto Núñez Feijóo, vencem as eleições legislativas em Espanha, mas sem conseguir uma maioria absoluta com o VOX (extrema-direita).
Pensamento do dia:
O mundo é, realmente, um bom lugar pelo qual vale a pena lutar. Ernest Hemingway (1898-1961), escritor norte-americano.