
Embora as previsões do IPMA para o arquipélago da Madeira para este domingo, 6 de Julho de 2025, apontem inicialmente para períodos de céu muito nublado, o dia apresentar-se-á em geral pouco nublado na vertente sul da ilha da Madeira, nomeadamente durante a tarde.
O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) de norte/nordeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas e com rajadas até 75 km/h, nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira e no Porto Santo, o que implica que, previsivelmente, o Aeroporto da Madeira continuará a enfrentar constrangimentos operacionais.
O IPMA prevê uma descida de temperatura nas terras altas, sendo que no Funchal haverá períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade durante a tarde, calcula. O cento na capital soprará fraco (inferior a 15 km/h).
No mar, uma vez que estamos em plena época estival, saiba que o IPMA prevê que na costa Norte as ondas de Nordeste poderão atingir os 2 a 3 metros e na costa Sul as ondas serão inferiores a 1 metro.
A temperatura da água do mar rondará os 22 a 24º Celsius e a temperatura do ar deverá atingir os 26ºC na Madeira e 22ºC no Porto Santo.
Por falar nisso, se vai à praia ou fazer passeio ao ar livre, habituais actividades nesta época do ano, saiba que os raios ultravioletas vão estar no nível muito elevado (10), tanto na Madeira como no Porto Santo (atenção ao nível extremo - 11+ - amanhã). Por isso, tome cuidados. Utilize óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e, acima de tudo, evite a exposição das crianças ao Sol.