
Nas últimas décadas, temas como o aquecimento global e o meio ambiente tornaram-se numa preocupação para as gerações atuais e futuras. A partir de 15 de julho, quem visitar a cidade de Copenhaga, na Dinamarca e praticar atividades "amigas do ambiente" vai ter direito a recompensas - em troca só precisará andar de bicicleta, viajar de comboio ou ter um comportamento sustentável.
A iniciativa chama-se 'CopenPay', um projeto-piloto que começará a ser testado na próxima semana. Os turistas que aderirem vão poder receber diversas recompensas como comida, café, visitas guiadas a museus ou passeios de barco e caiaque pelos canais de Copenhaga.
"Com a CopenPay, estamos a incentivar as pessoas a experimentar mais do que Copenhaga oferece, ao mesmo tempo em que colocamos menos pressão no nosso planeta. Trata-se de criar experiências significativas e memoráveis que sejam agradáveis e ambientalmente responsáveis", explica Mikkel Aarø Hansen, CEO da Wonderful Copenhagen , responsável pela iniciativa.
De acordo com a mesma organização, o objetivo da iniciativa é "inspirar os visitantes a fazer escolhas ambientalmente conscientes e ajudar a preencher a grande lacuna entre o desejo de agir de forma sustentável e seu comportamento real".
Para participar e ficar a conhecer o programa, os interessados só precisam aceder à página da 'CopenPay' e verificar a lista das atrações turísticas da capital dinamarquesa que estão a oferecer recompensas em troca de ações sustentáveis e amigas do ambiente.
Ao todo são cerca de 24 atividades que vão estar disponíveis entre 15 de julho e 11 de agosto.
Nos últimos anos, a cidade de Copenhaga tem sido considerada como a "capital da sustentabilidade" e um exemplo para as restantes capitais mundiais. Em 2014 foi considerada como 'Capital Verde Europeia'.