Um dos maiores eventos académicos e religiosos do ano na Madeira arranca hoje, pelas 09h00, no hotel Pestana Casino Park. Trata-se do Congresso Global ‘Educação, Solidariedade e Evangelização: Da Europa para a Madeira, da Madeira para o Mundo’, que decorrerá até sexta-feira. A iniciativa assinala o centenário da chegada das Irmãs da Apresentação de Maria à Região.

Este Congresso Global reúne mais de 400 participantes oriundos de 23 países e de todos os continentes. Tem coordenação científica do madeirense José Eduardo Franco, professor e historiador de renome e visa aprofundar o conhecimento sobre a história desta congregação religiosa e os desafios contemporâneos nas áreas da espiritualidade, educação e solidariedade.

O congresso contará com mais de uma centena de especialistas e investigadores provenientes de quatro continentes, incluindo participantes das Filipinas aos Estados Unidos da América. O programa científico promete apresentar investigação inovadora sobre a história da congregação e o contexto político, social, religioso e cultural dos países onde a Congregação da Apresentação de Maria se estabeleceu. “Este evento não será apenas um espaço para falar de História. Será muito mais”, explica José Eduardo Franco. O coordenador científico destaca que o congresso será “uma oportunidade para fazer o ponto de situação das áreas de actuação deste instituto religioso: educação, missionação e solidariedade”, incluindo conferências de especialistas para “pensar e projectar a educação do amanhã no quadro do actual contexto de mudanças culturais, mentais e tecnológicas”.

O evento promete ser um espaço privilegiado para reflexão sobre o futuro das novas gerações, abordando temas como educação, cultura e solidariedade num mundo cada vez mais globalizado. O programa inclui debates sobre os grandes desafios que preocupam a Humanidade nos dias de hoje, com foco especial na educação do futuro. O congresso destina-se a professores, agentes culturais e pastorais, funcionários públicos e do turismo, mas também está aberto a todos aqueles que reconhecem a importância de aprofundar conhecimentos sobre as questões fundamentais da actualidade.

OUTROS ASSUNTOS QUE ESTÃO HOJE EM AGENDA:

09h00- Conferência de abertura da ‘ACM Design de Sistemas Interactivos 2025’, no Centro de Congressos da Madeira

10h30- Iniciativa dos deputados do PSD/Madeira na Assembleia da República junto à Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, na Rua da Carreira

11h00- Apresentação da 50.ª Volta à Madeira em Bicicleta – FACCO, na Direcção Regional de Desporto, Rua das Hortas

12h00- Tomada de posse da Mesa da Secção de Fotografia da ACIF, na sede desta entidade, na Rua dos Aranhas

16h00- O presidente do Governo, Miguel Albuquerque, visita o 'Urban Sole', novo estabelecimento do grupo Madeira Saúde, do empresário Nuno Claro, na Rua 31 de Janeiro

16h30- Comemoração do Dia Mundial do Chocolate, com apresentação da escultura em chocolate de grande escala criada pelo chef Jorge Cardoso, lançamento do BomBom Solidário Savoy Signature e assinatura de protocolo com o Centro de Apoio aos Sem Abrigo (CASA), no Savoy Palace

19h00- Provas de aptidão profissional do curso de instrumentista de jazz do Conservatório, no Jardim Municipal

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS NO DIA 7 DE JULHO:

1647 - Nápoles, sob o domínio de Espanha desde meados do século XVI, revolta-se contra Filipe IV, em protesto pelo aumento dos impostos.

1753 - O Parlamento britânico aprova a Lei que concede a naturalização aos judeus radicados no país.

1846 - Declaração de guerra do México aos Estados Unidos, pela política expansionista da potência do Norte.

1858 - Nasce o escritor e filólogo José Leite de Vasconcelos, autor de "Lições de Philologia Portuguesa" e da antologia de "Textos Archaicos".

1860 - Nasce o compositor e maestro judeu austríaco Gustav Mahler.

1877 - Início da travessia de África por Serpa Pinto, com Brito Capelo e Roberto Ivens, que se estenderia até 1879.

- É fundada a Bell Telephone Company, nos Estados Unidos. Transformar-se-á na maior empresa de telecomunicações do mundo, sendo obrigada ao desmembramento, nos anos de 1980.

1887 - Nasce o pintor e decorador russo Marc Chagall.

1899 - Nasce o cineasta norte-americano George Cukor, realizador de "Mulheres", "Philadelphia Story" e "Célebres e Ricas".

1911 - Nasce o compositor italiano Gian Carlo Menotti, autor de "Amahl and the Night Visitors" e "Help! Help! The Globolinks!", fundador do Festival de Spoleto.

1918 - Grande Guerra 1914-1918. Forças navais britânicas bombardeiam Istambul.

1923 - Morre, aos 72 anos, o escritor e diplomata Abílio Manuel Guerra Junqueiro, autor de "A Velhice do Padre Eterno", "Os Simples" e de "Viagem à Roda da Parvónia", com Guilherme de Azevedo.

1926 - O general Gomes da Costa, que chefiara o golpe de Estado de 28 de maio de 1926, é afastado da Presidência da República pelo ministro do Negócios Estrangeiros, Óscar Carmona.

1930 - Morre, aos 71 anos, Arthur Conan Doyle, médico e escritor escocês, criador de Sherlock Holmes.

1935 - Cuba "é um dos primeiros" Estados da América Latina a estabelecer relações diplomáticas com o Vaticano.

1951 - A RCA faz a primeira demonstração pública de televisão a cor nos Estados Unidos.

1954 - Estreia de Elvis Presley na rádio, na WHBQ de Memphis, com a canção "That's all Right".

1967 - Começa a guerra do Biafra (1967-1970). Tropas federais da Nigéria invadem o território que tinha proclamado a independência a 30 de maio.

1974 - A Holanda perde com a República Federal da Alemanha a final do Mundial de Futebol.

1979 - Toma posse o V Governo Constitucional, liderado pela primeira-ministra Maria de Lourdes Pintasilgo.

- Os Estados Unidos e a China assinam um novo acordo comercial, concedendo a Pequim um estatuto de privilégio.

1984 - Ao receber as credenciais do novo Embaixador da Indonésia na Santa Sé, o Papa João Paulo II reafirma a preocupação com a situação em Timor-Leste.

1987 - Começa, em Chernobyl, Ucrânia, o julgamento de três funcionários superiores pela explosão de um reator da central nuclear, a 26 de abril de 1986.

1988 - Começa o processo de reprivatizações, com a aprovação da venda do Banco Totta e Açores e da Unicer, em bolsa, até 49 por cento do capital.

1990 - Morre, aos 32 anos, o cantor, compositor, poeta e escritor brasileiro Agenor de Miranda Araújo Neto, Cazuza, conhecido como vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho.

1995 - Morre, com 64 anos, o jornalista Neves de Sousa.

2001 - O PSD/Madeira acrescenta à sua sigla a designação Partido da Autonomia, por decisão do Conselho Regional.

- O antigo gigante de telecomunicações WorldCom é condenado ao pagamento de 750 milhões de dólares de indemnizações, pelas fraudes financeiras de 11 mil milhões provadas em tribunal.

- Morre, com 80 anos, António Pagotto, mais conhecido pelo seu nome artístico "Toni Pagot", pintor italiano de animação, criador do pintainho negro Calimero.

2003 - As Nações Unidas consideram a situação dos prisioneiros na base norte-americana de Guantánamo, Cuba, uma violação do direito internacional.

2004 - O presidente da Enron Kenneth Lay é formalmente acusado pela falência fraudulenta da empresa energética norte-americana.

2005 - Atentados em Londres. Quatro explosões na capital britânica, ao início da manhã, causam 56 mortos e mais de 700 feridos. As explosões afetam sete estações do metropolitano, paralisando a rede, e destroem um autocarro.

- O Instituto da Água confirma a existência de seca severa e extrema em 97 por cento do território português continental.

2006 - O conselheiro de saúde do governo basco, Gonzalo Sáenz de Samaniego, confirma ter sido detetado o primeiro caso da variante H5N1 da gripe das aves em Espanha.

­- Morre, com 60 anos, Syd Barrett, músico e compositor inglês, membro fundador dos Pink Floyd.

2007 - A escritora Maria Gabriela Llansol recebe o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, pelo romance "Amigo e Amiga".

- A Torre de Belém, os Mosteiros dos Jerónimos, de Alcobaça e da Batalha, o Palácio da Pena e os Castelos de Guimarães e Óbidos são eleitos como as Sete Maravilhas de Portugal. As novas Sete Maravilhas do Mundo são a Grande Muralha da China, o Taj Mahal (Índia), o Cristo Redentor (Brasil), Petra (Jordânia), a cidade inca Machu Picchu (Peru), o Coliseu de Roma (Itália) e a pirâmide de Chichén Itzá (México). A iniciativa é criticada pela UNESCO por não contribuir para a preservação dos locais eleitos e limitar-se aos votos de quem tem acesso à Internet ou telefone.

2008 - O Sínodo da Igreja Anglicana aprova a ordenação de mulheres bispos, depois de um debate entre conservadores e liberais. O Vaticano reage com tristeza a esta decisão sublinhando que constituirá "um novo obstáculo para a reconciliação" entre as duas Igrejas.

2011 - O presidente para a Europa e para a Ásia da News Corporation, James Murdoch, filho do magnata Rupert Murdoch, anuncia o encerramento do tabloide britânico News of the World, envolvido num escândalo de escutas ilegais. O jornal sai para as bancas pela última vez a 10 de julho.

- A queda de parte da cobertura do estádio do FC Twente, na Holanda, provoca um morto e 14 feridos.

2012 - Conselho Nacional de Reconstrução de Timor-Leste, liderado por Dionísio Babo, vence as eleições legislativas em Timor-Leste, sem maioria, com 38,66 por cento dos votos.

- O democrata norte-americano Barney Frank, de 72 anos, casa-se com o seu companheiro de longa data, tornando-se no primeiro membro do Congresso dos Estados Unidos a contrair casamento homossexual.

2013 - O tenista Andy Murray torna-se no primeiro britânico a vencer o torneio de Wimbledon, em Londres, desde Fred Perry, em 1936, depois de bater o número um mundial, o sérvio Novak Djokovic em três "sets".

2014 - Morre, com 86 anos, Eduard Shevardnadze, antigo Presidente da Geórgia que ajudou a pôr fim à Guerra Fria enquanto último ministro dos Negócios Estrangeiros da ex-URSS.

- Morre, aos 88 anos, Alfredo di Stéfano, antigo futebolista argentino e presidente honorário do Real Madrid.

2015 - Morre, com 90 anos, Maria Barroso, mulher do antigo Presidente da República e primeiro-ministro Mário Soares. Atriz, uma das fundadoras do Partido Socialista, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa e dirigiu a associação Pro Dignitate, que ajudou a fundar.

2017 - O parlamento aprova os novos estatutos da Carris, já na posse da Câmara Municipal de Lisboa, e da STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto), agora sob a alçada da Área Metropolitana do Porto.

2019 - O Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada de Mafra e o Santuário do Bom Jesus, são classificados Património Cultural Mundial da UNESCO. O Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, é integrado na área classificada pela UNESCO como Património Mundial da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.

2020 - O Presidente norte-americano, Donald Trump, retira oficialmente os Estados Unidos da Organização Mundial de Saúde (OMS), que acusa de má gestão da pandemia do novo coronavírus.

- Morre, aos 67 anos, António Saleiro, empresário, jurista e professor, deputado do PS na Assembleia da República pelo círculo de Beja, entre 1984 e 2002, e presidente da Câmara de Almodôvar, entre 1982 e 1995.

- Morre, aos 94 anos, Armando Venâncio, ator, pioneiro do teatro independente em Portugal, um dos nomes fundadores do Teatro Estúdio de Lisboa, em 1964.

2021 - Morre, aos 53 anos, o Presidente do Haiti, Jovenel Moise, assassinado na sua casa por um comando formado por elementos estrangeiros.

- O ex-Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, entrega-se às autoridades policiais para cumprir uma pena de prisão de 15 meses por desrespeito à Justiça.

- O presidente do Benfica e empresário Luis Filipe Vieira é detido numa investigação que envolve negócios e financiamentos superiores a 100 milhões de euros com prejuízos para o Estado.

2022 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demite-se de líder dos conservadores, após a saída de dezenas de membros do seu executivo nas últimas 48 horas.

2023 - O ex-secretário de Estado da Defesa, Marco Capitão Ferreira, demite-se e é constituído arguido e alvo de buscas no âmbito do processo Tempestade Perfeita, que levou a Polícia Judiciária a fazer buscas no Ministério da Defesa.

2024 - Coligação de esquerda vence eleições legislativas em França, empurrando RN (extrema-direita) para o terceiro lugar. União Nacional (RN, sigla em francês), partido de extrema-direita de Marine Le Pen, conseguiu vencer pela primeira vez as eleições legislativas, ao obter 33,1% dos votos e quase duplicar o seu apoio desde que a França elegeu a sua Assembleia Nacional pela última vez, em 2022.

- O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquista a 104.ª vitória na Fórmula 1, reforçando o recorde que já lhe pertencia, ao vencer o Grande Prémio da Grã-Bretanha, 12.ª prova da temporada. Silverstone, Grã-Bretanha,

PENSAMENTO DO DIA:

A metafísica é uma consequência de se estar mal disposto Fernando Pessoa/Álvaro de Campos (1888-1935)