A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, discursou no inicio da sua campanha para a corrida à Casa Branca, no Estado de Delaware. Durante o seu discurso a democrata elogiou o legado que Joe Biden deixou nos últimos anos. O atual presidente norte-americano participou no evento por videoconferência.

“O Presidente Joe Biden luta pelo povo americano e nós estamos profundamente gratos pelo seu serviço à nossa nação”, afirmou.

Ao longo de mais de 20 minutos, Kamala Harris repetiu várias vezes qual o destino que prevê para o seu partido no próximo dia 5 de novembro - "Nós [Partido Democrata] vamos vencer".

“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para unir o nosso Partido Democrata, para unir a nossa nação e para ganhar esta eleição”

“Conheço o género de Donald Trump”

Depois dos elogios a Joe Biden, a vice-presidente referiu-se a Donald Trump como um "vigarista" e um "predador", recordando os crimes sexuais de que o republicano foi recentemente ilibado.

"Enfrentei criminosos de todos os géneros. Predadores que abusavam de mulheres. Burlões que enganavam os consumidores. Batoteiros que quebraram as regras para seu próprio benefício. Por isso, oiçam-me quando digo: eu conheço o género de Donald Trump”, referiu Kamala Harris.

Na visão da vice-presidente, Donald Trump quer fazer os Estados Unidos "recuar" e recorda que ambos têm "visões diferentes sobre o futuro do país".

“Donald Trump quer fazer retroceder o nosso país a uma época em que muitos dos nossos concidadãos americanos não tinham liberdades e direitos plenos, mas nós acreditamos num futuro mais risonho que abre espaço para todos os americanos”, defendeu.

Do tema do aborto até ao uso de armas nos Estados Unidos

Kamala Harris mencionou alguns dos objetivos principais que estão no centro da sua campanha. A vice-presidente voltou a mostrar o seu apoio na questão do aborto e relembrou que o Governo não tem o direito de dizer a uma mulher o que ela pode ou deve fazer com o seu corpo.

"Quando o Congresso aprovar uma lei que restabeleça as liberdades reprodutivas, como Presidente dos Estados Unidos, assiná-la-ei”, garantiu.

Um dos objetivos para o futuro também assinalados por Kamala Harris passa por rever as leis existentes que permitem a legalização do uso de armas nos Estados Unidos, um dos grande problemas que o país enfrenta atualmente.

Harris e Netanyahu reúnem-se esta semana

Um dos assessores de Kamala Harris confirmou que a vice-presidente se irá reunir, esta semana, com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca.