
O Conclave inicia-se esta quarta-feira e a ordem de votação dos cardeais já está definida, de acordo com a precedência de cada um na hierarquia formal do Vaticano.
No caso dos portugueses, o patriarca emérito de Lisboa Manuel Clemente com o número 38, seguindo-se António Marto (59.º), Américo Aguiar (97.º) e Tolentino de Mendonça (118.º).
A numeração tem como número um Pietro Parolin, o secretário de Estado do Vaticano, que é também o favorito na bolsa de apostas, seguido por Fernando Filoni e depois por Luis Tagle, este último também um dos 'papabili'.
A que horas sai fumo da chaminé da Capela Sistina?
A eleição deverá começar por volta das 16:30, hora de Portugal Continental, e a saída de fumo está prevista para as 18:00 horas.
Caso seja branco é porque foi eleito um novo Sumo Pontífice, caso seja preto os cardeais recolhem aos aposentos e a atividade é retomada a 8 de maio.
- Conclave: branco ou preto não se sabe, mas primeiro sinal de fumo esperado para quarta-feira à tarde
Em teoria é possível ser já hoje eleito o novo Papa, mas é improvável. É necessária uma maioria de dois terços.
Para quinta-feira também já são conhecidos os horários, mas o processo será um pouco diferente. Ao longo do dia são feitas quatro votações, duas de manhã e duas de tarde.
- 9:30 - Só há sinal de fumo se o Papa for eleito, ou seja, branco ou nada;
- 11:00 - Pode sair fumo preto ou branco;
- 16:00 - Só há sinal de fumo se o Papa for eleito, ou seja, branco ou nada;
- 18:00 - Pode sair fumo preto ou branco;