Num comunicado, o IPMA avisou que nestes distritos são esperados, pelo menos até às 06:00, "aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada".

A partir das 09:00 o aviso amarelo estará novamente em vigor, mas desta vez para 13 distritos de Portugal continental: Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga.

O IPMA diz que são esperados, até às 15:00, "aguaceiros, localmente fortes, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoadas".

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas das regiões Centro e Sul, rodando para o quadrante oeste a partir da manhã.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 8 graus Celsius (na Guarda) e os 15 (em Sagres) e as máximas entre os 13 graus (na Guarda) e os 20 (em Braga, Santarém, Setúbal, Beja e Faro).

VQ // VQ

Lusa/Fim