Um ciberataque contra os sistemas usados pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) bloqueou desde esta segunda-feira a app Navegante, que permite carregar passes e comprar bilhetes para viajar na Carris e no Metro de Lisboa. Segundo a empresa, o ciberataque é de grandes proporções e o bloqueio informático gerado ainda não foi ultrapassado nem identificado. Entretanto, começaram a circular relatos e fotos que dão conta de grandes filas junto aos pontos de recarregamento dos cartões Navegante, que são a alternativa disponível no imediato.

Na sede da Carris, em Lisboa, as filas esta manhã eram imensas, mas com o sistema em baixo ninguém conseguiu resolver o seu problema
Na sede da Carris, em Lisboa, as filas esta manhã eram imensas, mas com o sistema em baixo ninguém conseguiu resolver o seu problema DR

Numa breve mensagem publicada na aplicação de telemóvel Navegante, a TML refere que “esteve durante o dia de hoje (segunda-feira) sob um ataque informático massivo”. “Estamos a trabalhar para disponibilizar todos os serviços tão depressa quanto possível. Lamentamos todos os incómodos causados”, refere ainda a TML, sem adiantar detalhes. O Expresso já contactou a empresa para obter mais informações.

Há relatos de que o problema estará a bloquear o carregamento do Navegante para os mais novos, mantendo a possibilidade de carregamento nas lojas das TML para quem não é criança ou estudante. Segundo foi possível apurar junto de utilizadores, as lojas da TML terão recomendado o contacto com os serviços de apoio ao cliente, para garantir justificação de faltas ou atrasos na chegada às escolas.

Por sua vez, a linha de apoio pede o envio de e-mail para garantir a justificação, mas admite que, enquanto o sistema estiver em situação de ataque, quem não tiver conseguido carregar o passe terá de comprar os títulos para andar de autocarro, metro ou barco.

"É habitual uma grande afluência nesta altura aos locais para a renovação do acesso à gratuitidade do passe que todos os anos tem de ser feita pelos estudantes. Este ano foi prolongado até final de outubro, mas é normal a afluência sobretudo nesta altura, por isso a aplicação era uma forma de evitar filas", explicou fonte oficial à Lusa, lembrando a existência de uma linha para ativar a gratuitidade no caso dos jovens estudantes (218 206 050).

Os utilizadores podem ainda carregar o cartão no multibanco, nas bilheteiras dos operadores de transporte e nas máquinas de venda automática da CP -- Comboios de Portugal, do Metropolitano de Lisboa, do Metro Sul do Tejo, da Transtejo/Soflusa e da Fertagus, além da rede de agentes Navegante Payshop.

O cartão Navegante é o passe mensal, com várias tipologias, que pode ser usado em todos os transportes públicos dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, como a rede rodoviária da Carris e da Carris Metropolitana, os comboios da CP e da Fertagus, o Metropolitano de Lisboa, o Metro Sul do Tejo e a rede de autocarros MobiCascais, entre outros.

Integram a Área Metropolitana de Lisboa os municípios de Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora, Oeiras, Cascais, Sintra, Mafra e Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, e Almada, Seixal, Barreiro, Alcochete, Palmela, Setúbal, Sesimbra, Moita e Montijo, no distrito de Setúbal.

O passe pode ser carregado nos espaços Navegante Carris Metropolitana, nos postos Navegante (modo self-service), no ponto Navegante assistido da Transtejo/Soflusa na estação fluvial do Cais do Sodré e no ponto Navegante assistido na loja da Parques Tejo (CC Dolce Vita Miraflores).

O valor do passe municipal é de 30 euros e o do metropolitano 40 euros, valores que se mantêm inalterados desde a sua criação, em 2019.