A candidatura da CDU às Autárquicas de 12 de Outubro em Santa Cruz denunciou hoje o estado de abandono das acessibilidades no concelho, após um conjunto de visitas a diferentes localidades onde foram identificados "sinais de abandono por parte da autarquia".

A CDU aponta o dedo à gestão do JPP na Câmara Municipal, considerando que a qualidade da rede viária não é uma prioridade para o executivo, apesar de ser "um factor essencial para a mobilidade quotidiana, para o acesso aos transportes públicos e para garantir a presença rápida de meios de socorro".

O caso mais paradigmático identificado pela CDU é o do Caminho José Barreto, no Rochão, freguesia da Camacha, onde, diz a coligação, os moradores esperam há anos pela concretização de promessas de melhoramento. A zona, que alberga cerca de 100 famílias, continua com um acesso em más condições que impede, por exemplo, a entrada de ambulâncias em situações de emergência ou o acesso de viaturas dos Bombeiros, refere a CDU.

Segundo a CDU, estava previsto o alargamento da via e a ligação à Estrada Regional através da construção de um viaduto, obra que foi iniciada, mas depois abandonada há vários anos.

A população local já entregou abaixo-assinados à autarquia e a CDU enviou ofícios com propostas e pedidos de intervenção à Câmara Municipal, mas "não houve, até à data, qualquer resposta ou ação concreta por parte do executivo camarário".

Face a esta situação, a CDU considera este caso "apenas um exemplo da gestão deficiente e desatenta do JPP, que compromete a segurança, mobilidade e bem-estar das populações" e defende a criação urgente de um "plano municipal de acessibilidades" que identifique as zonas com maiores carências e proponha melhorias na articulação com os transportes públicos.

Os candidatos da CDU reafirmaram o compromisso de trabalhar com "honestidade, competência e proximidade às populações", prometendo dar voz às aspirações dos munícipes e colocar os recursos públicos ao serviço de todos para construir "um concelho mais justo, equilibrado e com futuro".